SEMUSA presta contas do último quadrimestre de 2021 à Comissão de Saúde da Câmara

A Comissão de Saúde da Câmara de Laranjeiras do Sul realizou no dia 25 de fevereiro, no Palácio do Território Federal do Iguaçu, uma Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) referente ao último quadrimestre de 2021. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da saúde devem, a cada quatro meses, prestar contas das atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.

O representante da gestão, Secretário da pasta, Valdecir Valicki deu início à reunião apresentando o relatório financeiro do terceiro quadrimestre de 2021. Em seguida foi exposta a classificação de despesas empenhadas por bloco, fonte de recursos e o relatório das despesas transferidas pelo Ministério da Saúde. Na oportunidade os servidores explicaram que alguns procedimentos eletivos ficaram abaixo do esperado por conta da pandemia. Já os índices de gravidez na adolescência diminuíram de 18,64% para 12,3%.

Na sequência foi apresentado o relatório de atendimentos no quadrimestre, que em resumo foram: 29.761 consultas médicas, 26.236 procedimentos realizados nas unidades pelas equipes de enfermagem e odontologia, 38.981 visitas de agentes de saúde e endemias, mais 2 milhões de medicamentos dispensados, 714 internamentos de urgências, 224 internamentos para cirurgias eletivas – que representa 202 a mais que no quadrimestre anterior -, 27 mil exames realizados, 28.490 vacinas aplicadas, 136 nascimentos registrados e 97 óbitos registrados, sendo 16 vítimas da covid-19.

COVID – Foi apresentado também a situação atual da pandemia no município, juntamente com o relatório de recursos recebidos, despesas pagas e doações recebidas referente ao coronavírus. Conforme o relatório de atendimentos, nos últimos quatro meses Laranjeiras do Sul realizou 3.673 exames para covid-19, além de registrar 349 casos positivados – 1.105 a menos que no último quadrimestre – além de 474 curados.

Presenças - Estiveram presentes na Audiência de Prestação de Contas os membros da Comissão da Saúde, presidente Valeide Scarpari e o relator, Rodrigo Scheis; os vereadores Joel Demétrio e o diretor da Casa, Júnior Gurtat. Representando a Saúde, o Secretário da pasta, Valdecir Valicki, as servidoras Patrícia Massuqueto, Priscila Baptistel, Thaise Granzotto e Suzamara Batista e em nome do Observatório Social, o presidente da instituição, Mauro Provin.

Sessão - A sessão foi transmitida ao vivo pela página da Câmara Municipal no Facebook. Você pode conferir a ata da audiência na íntegra AQUI. Neste dia, o Legislativo ainda realizou uma Audiência Pública de Metas Fiscais, o resumo está disponível no site da Casa de Leis.

04/03/2022