Balancete de julho apresenta economia de R$ 121 mil reais pela mesa diretora

Compromissados com transparência das contas da Câmara de Laranjeiras do Sul, a mesa diretora junto à contabilidade da Casa instituíram um balancete dinâmico no Portal de Transparência visando possibilitar maior entendimento da comunidade com os gastos públicos. No fechamento do mês de julho o documento assinalou a sobra de R$ 121.469,44. O valor representa a economia da atual gestão nos últimos meses.

Valores – Conforme detalhou a Técnica Contábil da Casa, Graziela Dilger, o Legislativo iniciou julho com saldo remanescente na importância de R$ 85.449,44. Somado ao repasse mensal do Poder Executivo (R$ 260.500,00), mais o valor do cancelamento da apólice do seguro do veículo Renault Clio, devolvido pela mesa diretora à prefeitura, estimado em R$ 904,25, o crédito orçamentário do mês chegou a R$ 346.853,69. Subtraído o valor de R$ 225.384,25 com a execução referente aos pagamentos da folha, encargos e fornecedores, a Câmara obteve a sobra de R$ 121 mil reais.

Aplicação – De acordo com o presidente da Casa, Carlos Alberto Machado-Magrão, por decisão da mesa, desta importância R$ 100 mil reais foram aplicados no fundo de investimento CAIXA FIC Executivo Renda Fixa LP no início de agosto, visando rendimentos. Em maio a mesa diretora havia designado R$ 200 mil reais à conta com o mesmo intuito. O rendimento em dois meses foi de R$ 2.432,52. Atualmente a Câmara tem aplicado R$ 302.432,52. O montante será devolvido à prefeitura em dezembro, sugerindo melhorias nas comunidades.

Transparência - Na visão do 1° Secretário, vereador Júnior Gurtat, um dos precursores do documento em Laranjeiras do Sul, o balancete qualifica o processo de transparência e permite que a população vislumbre a situação financeira dos gastos da Câmara com clareza. “Este documento, instituído na gestão da então presidente Ivone Portela (in memoriam) e retomada na atual gestão, aproxima a população do Poder Legislativo e atende aos anseios do público a um custo zero. Além disso, é a prova documentada sobre nosso compromisso de empregar o dinheiro público da forma correta”, explicou Gurtat.

Como acessar - Para acessar os balancetes da Câmara Municipal, podendo verificar detalhadamente os gastos, basta clicar no link www.cmls.pr.gov.br/balancetes.php, disponível no nosso Portal da Transparência e baixar o documento. Outra forma é por meio do Site da Câmara em www.cmls.pr.gov.br, clicar no link Portal da Transparência no canto direito da página e na sequência na aba Administração procurar “Balancete” e em seguida "Exibir".

O documento do mês de julho você confere na íntegra clicando AQUI

15/08/2019