Valeide Scarpari :: PSD

1º Secretário


Valeide Terezinha Scarpari Lascoski, nascida em 26 de outubro de 1968 no Município de Laranjeiras do Sul, distrito de Barreirinho. Casada com Carlos Alberto Lascoski, há 29 anos, tem um filho de 23 anos: João Vitor Scarpari Lascoski. Valeide é formada em Administração.

De família simples, de origem Italiana, é filha de Flávia Crotti Scarpari (in memoriam) e Mario Scarpari. É a caçula de seis irmãos, sendo o mais velho in –memoriam. A única nascida no Estado do Paraná, os outros irmãos todos nascidos no Estado de Santa Catarina. Por volta de 1965 a família veio da cidade Nova Veneza - SC para o Município de Laranjeiras do Sul. Estabeleceram-se no distrito do Barreirinho (hoje município de Porto Barreiro). Ali os pais de Valeide abriram uma mercearia.

Valeide iniciou os estudos aos sete anos de idade na Escola Gabriela Mistral, onde estudou até o quarto ano primário. Quando completou 12 anos, no início dos anos 80, a família mudou para a cidade de Laranjeiras do Sul, mais precisamente no Bairro Jardim Panorama, no qual Valeide reside até hoje.

Chegando na sede do município Valeide concluiu ensino fundamental na Escola Érico Veríssimo e depois, no ensino médio, cursou magistério no Colégio Gildo Aluísio Schuck. O desejo era grande em fazer uma Faculdade e continuar estudando, porém naquela época tudo era particular e ainda tinha que se deslocar para outra cidade. Demorou alguns anos, mas conseguiu cursar a tão sonhada Faculdade.

Em meados 1990, logo após terminar o magistério, Valeide passou no concurso público da prefeitura de Laranjeiras do Sul como Administrativo e passou a trabalhar na Secretaria da Escola Municipal Duque de Caxias, na época, interior do Município. Saía de casa às 5 horas da manhã pra pegar ônibus e só retornava no final do dia. Essa escola hoje faz parte do município de Rio Bonito do Iguaçu. Trabalhou lá por dois anos e com a emancipação daquele município retornou para Laranjeiras do Sul, onde foi locada para trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. E é lá que trabalha até hoje. São 33 anos como servidora pública com muito orgulho, amor e dedicação.

Em 2020 resolveu entrar na política, já havia recebido muitos convites antes, porém sempre dizia não porque achava que não estava preparada para este desafio.

Filiou-se no partido do PSD e foi a única mulher eleita a Vereadora naquela eleição em Laranjeiras do Sul, num total de 802 votos. Foi a mais votada. Hoje atua como vereadora e trabalhando como funcionária pública ao mesmo tempo. É relatora da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa e também presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.