Comuttram chama atenção para principais demandas de trânsito no município

Na primeira quinzena de cada mês, às terças-feiras, o Conselho Municipal de Trânsito (Comuttram), reúne-se para debater as principais demandas da área no município. Na reunião de março, que aconteceu neste dia 19, na sede da Câmara de Laranjeiras do Sul, os conselheiros debateram os estacionamentos de transporte escolar em frente às escolas; binário; carga e descarga no centro do município; Plano de Mobilidade Urbana e assuntos diversos.

ESTACIONAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS

Em relação ao primeiro item, o transporte em frente às escolas e o transtorno causado nas áreas de embarque e desembarque nas horas de saída das instituições escolares, o Tenente Irwind Rudnick, representante da Polícia Militar no Conselho sugeriu sinalização horizontal e vertical, bem como a construção de travessias elevadas para maior segurança dos pedestres, em complemento a fiscalização da PM. As demarcações também foram indicadas pelos vereadores Júnior Gurtat e Ivaldonir Panatto.

BINÁRIOS

O segundo item tratou acerca da implantação de binários entre as ruas Diogo Pinto e Duque de Caxias e transversais à XV de Novembro e Marechal Cândido Rondon. Conforme o presidente do Conselho, Secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti - Tilim, o projeto teve apreciação da comunidade. Em consulta, foram 37 favoráveis contra 36. Entre os membros do Comuttram a votação foi unânime pela implantação, com a justificativa de melhora na trafegabilidade, a exemplo das mãos únicas nas ruas 7 de Setembro e XV de Novembro. Para tanto, outros estudos devem ser realizados.

CARGA E DESCARGA

No item três, os membros debateram soluções acerca das grandes cargas e descargas no centro do município, que tem, segundo a população, comprometido o trânsito de veículos, as vagas de estacionamentos e colocado em risco a trafegabilidade. Por ora, os membros determinaram o cumprimento da legislação que permite tal serviço somente a partir das 18h, a exemplo das grandes cidades, sugerindo aos empresários, ainda, que busquem alternativas para o transporte de mercadorias, como veículos de menor porte.

MOBILIDADE URBANA

Em relação a mobilidade urbana, Tilim explanou sobre a obrigatoriedade de um plano municipal para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes no sentido de angariar recursos na área. O projeto será elaborado pela Secretaria de Obras e Urbanismo e posto à apreciação do Conselho de Trânsito.

ASSUNTOS DIVERSOS

Nos assuntos diversos, destaque para a parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e a prefeitura municipal no sentido de garantir o transporte para os acadêmicos até a instituição. Conforme a Diretora do Campus de Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, a reivindicação é antiga e vem para atender os alunos e professores que movimentaram, somente em 2018, cerca de R$ 31 milhões de reais no município.

PARTICIPAÇÕES

Participaram da reunião do conselho, além do presidente Tilim e os vereadores Ivaldonir Panatto e Júnior Gurtat, o vice-presidente da Câmara, Valdivino de Oliveira e o vereador Alex Schroeder; bem como representantes da PM, da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), do Detran/PR, da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS), do transporte coletivo e dos taxistas.

19/03/2019