Comissão de Saúde promove Audiência Pública de prestação de contas

A Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara de Laranjeiras do Sul, presidida pelo vereador Valmir Trindade-Sete, realizou nesta quinta-feira, 28, no Palácio do Território Federal do Iguaçu, Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria de Saúde referente ao 3° quadrimestre de 2018. A prestação de contas é uma exigência legal, estabelecida pelo decreto federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da pasta da saúde deverão, a cada quatro meses, prestar contas de atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.

Conforme o secretário da pasta, Valdemir Scarpari, a Saúde concretizou no último semestre inúmeros investimentos no município, destacando a realização de cirurgias eletivas e aquisição de um moderno e confortável ônibus para o transporte de pacientes. Scarpari também elucidou questionamentos sobre o novo consórcio de saúde integrado ao Centro de Especialidades e Hospital Regional de Guarapuava. O projeto possibilitará aos laranjeirenses o acesso a serviços especializados de média e alta complexidade, muitos até então não contemplados pela Assiscop. Por fim, o secretário comemorou os números da aplicação anual de recursos na área, sendo 18,93% do orçamento, 3,93% a mais que a obrigação prevista em lei.

O presidente da comissão, vereador Valmir Trindade-Sete destacou a audiência como instrumento de prestação de contas, monitoramento e acompanhamento das atividades da secretaria. “Por meio de um relatório  resumido de execução orçamentária e apresentação da cobertura da saúde, a audiência pública possibilitou à administração municipal um importante instrumento de informação e esclarecimentos acerca da aplicação de recursos na área. Como presidente da comissão responsável, me sinto satisfeito com a explanação do secretário e o empenho para melhorar, cada dia mais, os atendimentos no município”, concluiu o legislador.

PRESENÇAS

Além do vereador Valmir Trindade-Sete e do vice prefeito-prefeito e secretário da pasta, Valdemir Scarpari, participaram da Audiência Pública da Saúde o secretário da comissão, Ivaldonir Panatto e o relator, Ney Becker; os vereadores Júnior Gurtat, João Aires, Valdivino de Oliveira, Alex Schroeder, Eva Marcanssoni e Marcio dos Alexandre; bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Observatório Social de Laranjeiras do Sul.

28/02/2019