Vereadores sugerem uso de drone no combate a dengue

Uma nova proposta de atuação para um antigo problema. Visando reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zica vírus, vereadores solicitam ao Poder Executivo Municipal, por meio de indicação, a compra de um drone para auxiliar agentes de endemias na fiscalização em relação a proliferação do Aedes Aegypti em locais de difícil acesso.

Diversos municípios brasileiros já adotaram o equipamento. Divinópolis/MG, Botucatu/SP, São José dos Campos/SP, Realengo/RJ, Bangu/RJ e Campo Grande/MS são alguns deles. Assinam a indicação em Laranjeiras do Sul os vereadores Júnior Gurtat, Ivaldonir Panatto, Ney Becker, Márcio dos Alexandre, Alex Schroeder e João Aires. Nesta semana Júnior Gurtat e Ivaldonir Panatto levaram a ideia para apreciação do Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari.

Conforme Gurtat, como a intenção é utilizar a ferramenta para que agentes procurem os focos de dengue em lugares de difícil acesso, o Secretário sinalizou interesse pelo projeto. “Todo instrumento tecnológico que possa auxiliar as equipes deve ser utilizado”, declarou o vereador.

07/05/2018