Valmir Sete discute ações do projeto Cuidadores do Bairro no Cristo Rei

A responsabilidade dos cidadãos na prevenção contra o Aedes Aegypti é o objetivo do projeto Cuidadores do Bairro. Idealizado pelo Agente de Endemias e vereador Valmir Trindade-Sete, em parceira com a Câmara de Vereadores e Secretaria de Saúde, a iniciativa tem movido as organizações de comunidades. Na noite da última terça-feira (17), líderes do bairro Cristo Rei reuniram-se para discutir as primeiras ações no sentido de reduzir a proliferação do mosquito.

A lógica do Cuidadores é simples. O bairro que obtiver os menores focos de dengue ao longo do ano e organizar um maior número de ações efetivas em prol da causa deve receber um prêmio de até R$ 20 mil reais da administração municipal. Todas as ações serão acompanhadas por representantes do Poder Público. O montante destinado à premiação será revertido em melhorias para a própria comunidade.

Conforme o Presidente da Associação de Moradores Cristo Rei, Ademilson Moraes, o combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de todos, portanto o Cristo Rei estará empenhado neste projeto. “A campanha começa em casa, fazendo a nossa parte e então alertando o vizinho ao lado para fazer o mesmo. A intenção é que, por meio dessa rede, a sociedade civil crie uma consciência coletiva de responsabilidade”, descreveu Ademilson.

Sete destacou a importância em discutir e efetivar políticas de prevenção, reiterando a necessidade de uma mudança cultural. “O envolvimento de todos fará a diferença. Em longo prazo nosso objetivo é unir a comunidade para o combate à dengue, criando uma mudança de pensamento para que a população entenda seu papel de cidadão consciente e então efetive a limpeza de terrenos baldios, jogue o lixo em local adequado e não deixe água parada em qualquer recipiente propicio para a proliferação do Aedes”, explanou o vereador.

18/04/2018