Vereadores prestigiam lançamento do projeto Cuidadores do Bairro

A responsabilidade dos cidadãos na prevenção da dengue é o mote Cuidadores do Bairro. O lançamento oficial do projeto aconteceu na noite da última quinta-feira (22). A iniciativa da Secretaria de Saúde tem por finalidade reduzir a proliferação do Aedes Aegypti mobilizando associações, grupos de igreja, clube de mães e cada família laranjeirense.

A lógica do Cuidadores do Bairro é simples. A localidade que obtiver os menores focos do mosquito ao longo do ano deve receber um prêmio da administração municipal. O mesmo será definido conforme solicitação dos moradores e mediante aprovação do Legislativo Municipal.

Idealizado pelo Agente de Endemias e vereador Valmir Trindade-Sete, o projeto teve participação do prefeito Berto Silva; do Secretário de Saúde, Valmir Scarpari; da enfermeira responsável pelas ações contra a dengue no município, Patrícia Massuqueto e do Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Aquiles.

Durante o início do ano letivo, o vereador Sete esteve nas escolas municipais apresentando a ideia. Conforme o vereador, que também idealizou o projeto Dengue – Agentes Mirins; para evitar doenças causadas pelo mosquito a palavra é prevenção. “Sozinho o poder público não dá conta. Portanto a responsabilidade é individual, de cada cidadão, o resultado, por sua vez, é coletivo”, frisou Sete.

De acordo com o Secretário de Saúde, Valmir Scarpari, a infestação pelo mosquito em Laranjeiras é de 1,5. E, embora o número não represente uma epidemia, é sinal de alerta para a população. “O número indica que temos o vetor no município e condições climáticas para o desenvolvimento. Se não tomarmos o cuidado de eliminar os criadouros, podemos perder para o mosquito, então firmamos compromissos com a população para despertar o senso de coletividade”.

23/03/2018