Transporte Universitário é o destaque da sessão 003/2018

Com boa presença de público e diversos assuntos em pauta, na última segunda-feira (26) a Câmara de Laranjeiras realizou sua terceira sessão ordinária de 2018. Foram destaque a falta de vagas no transporte universitário, reajuste de subsídios de servidores públicos municipais e do Legislativo, bem como lei que integra o Consórcio da Assicop em Consórcio Público com demais cidades da região.

Iniciando o Grande Expediente, o vereador Júnior Gurtat propôs uma Moção de Homenagem Póstuma aos familiares de todas as gerações da sra. Terezinha Pelizzari Lopes, 1ª vereadora de Laranjeiras do Sul, falecida em 07 de fevereiro de 2018, com 88 anos. "Dona Terezinha foi uma mulher íntegra e ética, que merece todo nosso reconhecimento", descreveu Gurtat.

Na sequência deu entrada requerimento de autoria do vereador Anderson de Oliveira, solicitando a presença do Secretário de Transporte, Odilon Cunha, na sessão de 05 de março, para esclarecer o motivo de máquinas da prefeitura estarem aterrando terreno no loteamento Bom Pastor, às margens arroio Alves Pires. "Recebemos denúncias e, por se tratar de área privada, solicitamos esclarecimentos", explanou.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Referendado por Anderson de Oliveira, o presidente da UAD, Alvino Júnior, fez o uso da palavra para informar sobre o Transporte Universitário. De acordo com Alvino, são 280 estudantes que se deslocam de Laranjeiras do Sul para estudar em Cascavel e Guarapuava e mais 55 alunos na lista de espera. "A compra dos ônibus resultou na baixa do preço, mas aumentou a procura por vagas", explicou Alvino.

O vereador João Aires sugeriu a UAD utilizar critérios para selecionar aqueles estudantes que mais necessitam. "Alunos com menor poder aquisitivo, por exemplo, devem ter prioridade, da mesma maneira aqueles da universidade pública. Estudantes repetentes ou que estão na 2ª graduação devem ser revistos e abrir vagas para que os demais tenham a sua chance", sugeriu Aires.

REPOSIÇÃO DE SUBSÍDIO

De autoria da Mesa Diretora, estiveram em 1ª discussão e, na sequência, em sessão extraordinária, projetos que concedem reposição das perdas inflacionárias sobre os vencimentos dos vereadores e dos servidores do Legislativo, ficando 2,86% de reajuste para vereadores e servidores comissionados e 10% para efetivos, somados 2,86% da inflação, além de 7,14% de aumento real.

Na mesma linha, sob autoria do Poder Executivo, ficou autorizado o reajuste de 5%, somados aumento real e inflacionário, dos servidores da prefeitura municipal. Para os professores, o acréscimo é de 7%, somados 5% de aumento e mais 2% de avanço de carreira. Todos os projetos foram aprovados.

ASSISCOP

Por fim, ficou ratificado o Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Paraná, através da Secretaria da Saúde do Estado, e diversos municípios da região, com a finalidade de constituir um Consórcio Público visando a promoção de ações de saúde pública assistenciais. Nesse sentido, a Assiscop passa a integrar um sistema mais amplo, com diversas especialidades.

"Entrar neste grande projeto prevê abrir vagas em especialidades até então não assistidas pela Assicop. Os demais municípios assinaram o projeto e nós vamos pelo mesmo caminho", afirmou o vice-presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Machado.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão da Câmara de Laranjeiras está marcada para segunda-feira (05) a partir das 19h. Os atos também são transmitidos em vídeo no Facebook da Câmara ou em áudio, no site do Legislativo Municipal, ambos ao vivo.

Por decorrência da reforma no Palácio do Território Federal do Iguaçu, todos os trabalhos da Câmara, inclusive sessões, estão acontecendo no Sindicato Rural, que fica na rua Sete de Setembro.

27/02/2018