Plenário discute ações para amenizar problema do lixo em terrenos baldios

Na noite da última segunda-feira (19) a Câmara de Laranjeiras realizou a segunda sessão ordinária de 2018. Entre os principais assuntos da reunião, destaque para o debate acerca da limpeza de terrenos baldios no município. O tema foi abordado pelo vereador Alex Schroeder e discutido entre os pares.

O vereador Valmir Trindade-Sete, Agente de Endemias da Vigilância Sanitária, lembrou que o Poder Público faz sua parte, mas a manutenção e limpeza de terrenos é de responsabilidade do proprietário. Sete também se referiu ao seu projeto Cuidadores do Bairro, uma iniciativa que deve vigorar em breve no sentido de realizar a limpeza dos lotes com ações da comunidade.

Na oportunidade o presidente da Casa, vereador João Schefer sugeriu revisar a lei acerca da fiscalização para limpeza de terrenos baldios. De acordo com o vereador, sendo aplicada com vigor, a lei incentiva os proprietários de lotes ou construções abandonadas a promoverem a limpeza dessas áreas, conforme as exigências e penalidades previstas.

PROJETOS

Na mesma sessão, deram entrada na Casa Legislativa quatro matérias. Sob autoria do Poder Executivo, o projeto 001/18 dispõe acerca do reajuste salarial sobre o vencimento básico dos Servidores do Município, já o PL 002/18 ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Paraná, através da Secretaria da Saúde Estadual e diversos municípios, visando a promoção de ações de saúde pública assistenciais.

Dois projetos de lei deram entrada sob autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo. A primeira súmula concede reposição da perdas inflacionárias sobre os vencimentos dos servidores da Câmara Municipal. O segundo projeto concede reposição da perdas inflacionárias sobre os subsídios dos vereadores. Ambos deram baixa para as Comissões Permanentes e devem ser discutidas em breve.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão da Câmara de Laranjeiras está marcada para segunda-feira (26) a partir das 19h. Os atos também são transmitidos em vídeo no Facebook da Câmara ou em áudio, no site do Legislativo Municipal, ambos ao vivo.

Por decorrência da reforma no Palácio do Território Federal do Iguaçu, todos os trabalhos da Câmara, inclusive sessões, estão acontecendo no Sindicato Rural, que fica na rua Sete de Setembro.

20/02/2018

Mais Fotos