Vereadores participam de lançamento do Projeto Crotalária

O Lions Clube em parceria com a Secretaria de Saúde estão em busca de novas providências para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso nesta quarta-feira (13), no Centro da Juventude, aconteceu o lançamento do Projeto Crotalária, iniciativa que consiste em realizar o plantio de crotalária, uma pequena planta de flores amarelas, em pontos estratégicos do município. Os vereadores Valmir Sete, Eva Rochi e Ivaldonir Panatto prestigiaram o ato.

De acordo com o Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, a planta será aliada no combate ao mosquito da dengue. "Este iniciativa será somada aos serviços já realizados no município pelos Agentes de Endemias. Outras cidades que utilizam a crotalária tiveram grande índice de sucesso, por isso, em parceria com o Lions, resolvemos abraçar este projeto", frisou Scarpari.

Conforme explicou a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura, Marli Terezinha Dalmolin, a crotalária é uma planta leguminosa que atrai a libélula, inseto que se alimenta do Aedes Aegypti. "A crotalária possibilita o controle biológico do mosquito, pois a libélula põe os ovos nos mesmos locais em que Aedes, ou seja, em água parada e limpa. Quando as larvas da libélula eclodem, elas comem a larvas do mosquito da dengue", elucidou.

O vereador Valmir Sete, que também é agente de endemias, lembrou as ações da Secretaria de Saúde no combate ao mosquito da dengue. Sete acredita que a iniciativa irá somar no combate ao Aedes Aegypti. "São diversos projetos como o Agente Mirim e os Dia D, com mutirões de limpeza e conscietização. O plantio da crotalária certamente irá colaborar na diminuição dos focos da dengue", afirmou Sete.

Ao todo mais de 15kg de semestes serão plantadas no município, ou seja, cerca de 2 mil mudas da planta crotalária juncea e crotalária breviflora. As ações serão distribuídas entre os Agentes de Saúde e Endemias, além de trabalhos realizados com as crianças das escolas municipais.

13/12/2017

Mais Fotos