Destaques da sessão ordinária do dia 29 da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul

Aconteceu nesta segunda feira dia 04 mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul.com uma pauta extensa de trabalhos os senhores vereadores , contaram  com a presença de inúmeros servidores públicos , membros da imprensa, além de munícipes diversos.

Entre as matérias analisadas, deu Entrada na Casa Legislativa:

01 - PROJETOS DE LEI:

PROJETO DE LEI N.º. 037/2013                                    Autoria:Poder Executivo Municipal

SÚMULA:Reestrutura o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR.

O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, foi criado através da Lei Municipal nº 008/2007, onde previa que o Executivo regulamentaria a Lei através de regimento interno, o que não aconteceu. O atual Projeto prevê a formação de "Conselho" o qual será reestruturado e com nova formação.

Sendo que o projeto após lido foram baixados à Comissão Constituição e Justiça e Educação, Saúde e Assistência Social,para análise e apresentação do devido parecer dentro do prazo de 15 dias.

MOÇÃO DE LOUVOR E CONGRATULAÇÕES N.º. 006/2013                  

AUTORIA:Vereador Júnior Gurtat, Ivone Portela, Darci Massuqueto e outros

SÚMULA:"MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO" ao Informativo de humor "PIO DO JACÚ - O FATO DO BOATO", pela sua centésima edição do exemplar que circula em Laranjeiras do Sul e vários Municípios da região da Cantuquiriguaçú..

Foram apresentadas 07 - INDICAÇÕES de autoria de diversos vereadores, tendo sido elas todas  aprovadas e serão enviadas ao poder executivo para conhecimento e tomada de providências;

Na Ordem do dia,01 Projeto de 2ª Discussão e votação:

PROJETO DE LEI N.º. 014/2013           

Autoria:Poder Executivo Municipal

SÚMULA:Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder direito real de uso de terreno com benfeitorias, ao Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Laranjeiras do Sul-PR.

(Além de benfeitoria que corresponde a uma construção de tijolos apenas iniciada e inacabada, o Lote Urbano 71-A1, com área de 336,84 metros quadrados, próximo a delegacia de polícia).

(O direito real de uso será pelo prazo de 5 anos, podendo ser renovado por igual período , sucessivamente,através de acordo entre as partes).

Conforme prevê  Artigo 155 do Regimento Interno para a sua aprovação necessita dos votos favoráveis de doiterços dos membros da Câmara - neste caso 9 votos a favor.

Obs: Colocado em 1ª discussão e votação na sessão ordinária realizada no último dia 22/07/2013, foi o mesmo "APROVADO" na sua íntegra e por unanimidade do plenário.

E foram votados mais 04 Projetos de 1ª Discussão e Votação,Todos aprovados por unanimidade do plenário.

PROJETO DE LEI N.º. 011/2013                       

AUTORIA:Vereador Cleber Pelizari, Júnior Gurtat e Ivone Portela

SÚMULA:Declara e Reconhece como Entidade de Utilidade Pública Municipal a Associação Laranja Mecânica Trial Clube e estabelece outras providências.

Na qualidade de sociedade civil sem fins lucrativos, tem como objetivo fundamental apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, desenvolvendo e estimulando atividades esportivas, em especial aos motociclistas, promovendo a mais ampla inclusão social.

Obs: Conforme prevê  Artigo 153 do Regimento Interno para a sua aprovação necessita dos votos favoráveis da maioria simples dos vereadores presentes à sessão.

PROJETO DE LEI N.º. 024/2013                      

AUTORIA:Poder Executivo Municipal

SÚMULA:Autoriza a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do sul-Pr, a contratar seguro de vida e por invalidez permanente, em grupo, ao Quadro de servidores municipais.

Conforme prevê o Projeto em seu artigo 1º, o Executivo Municipal fica autorizado a  contratar seguro de vida e por invalidez permanente, em grupo, ao Quadro de servidores municipais, compreendendo os efetivos, ativos e inativos, comissionados e agentes políticos com valor indenizatório limitado a $R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Obs: Conforme prevê  Artigo 155 do Regimento Interno para a sua aprovação necessita dos votos favoráveis de dois terços dos membros da Câmara - neste caso 9 votos a favor.

PROJETO DE LEI N.º. 025/2013                       

AUTORIA:Poder Executivo Municipal

SÚMULA:Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênios e conceder isenções fiscais relativas a construção de unidade habitacionais vinculadas a Programa Habitacionais d Interesse Social.

Conforme se verifica o Projeto de Lei, segue o modelo padronizado pela Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR, pois em se tratando de programas habitacionais de interesse social há a necessidade de se baixar os custo, inclusive com a isenção de impostos e taxas, como: IPTU, ITBI, ISSQN e ALVARAS, favorecendo os beneficiários dos imóveis

Obs: Conforme prevê  Artigo 155 do Regimento Interno para a sua aprovação necessita dos votos favoráveis de dois terços dos membros da Câmara - neste caso 9 votos a favor.

PROJETO DE LEI N.º. 028/2013                       

AUTORIA:Poder Executivo Municipal

SÚMULA:Modifica o Art. 6º e seus parágrafos da Lei Municipal nº 001/2003, de 14/04/2003 que trata do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

A Lei Municipal 001/2003, previa em seu artigo 6º apenas 4 representantes, sendo:

02 representantes de organizações não governamentais;

01 representante da secretaria municipal de assistência social e,

01 da secretaria municipal de saúde.

O novo projeto prevê um aumento para 10 Conselheiros, sendo:

04 representantes de organizações não governamentais;

02 da Secretaria municipal de assistência social;

02 da secretaria municipal de saúde e,

02 das demais secretarias, atendendo desta forma as exigências legais em especial o Ministério Público Estadual.

Obs: Conforme prevê  Artigo 153 do Regimento Interno para a sua aprovação necessita dos votos favoráveis da maioria simples dos vereadores presentes à sessão.

A presidente Ivone Portela  encerrou os trabalhos e marcando a próxima sessão para segunda feira dia 05 de agosto as 19:00.

30/07/2013