Sete requer pagamento de retroativo referente ao reajuste de ACS’s e ACE’s

A contar de 17 de junho de 2014, o piso salarial dos Agentes de Saúde (ACS’s) e de Agentes de Endemias (AES’s) de todo o Brasil recebia reajuste. O decreto se deu por meio da Lei Federal 12.994/14. O Poder Executivo Municipal à época, porém, iniciou o pagamento somente em outubro daquele ano, deixando três meses para trás. Em 2017, quase três anos depois, os débitos não foram realizados. Nesse sentido, o vereador Valmir Sete defende que a Prefeitura de Laranjeiras estude a possibilidade de efetuar os pagamentos pendentes.

De acordo com o vereador, quitar os atrasos exprime o respeito e a valorização dos profissionais lotados na Secretaria de Saúde. “ACS’S E ACE’S executam serviço essencial e direto com a comunidade na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Foram anos de batalha pelo reconhecimento e pela regulamentação para se ganhar um piso. Nossa indicação apenas solicita uma conquista legalmente adquirida”, defendeu Sete. A indicação 523/17, que deu entrada no Legislativo na sessão 033/17, ainda pede que os pagamentos ocorram em forma de cronograma.

26/09/2017