Câmara aprova projeto que oportuniza realização gratuita de testes visuais e auditivos na rede pública municipal

Na última segunda feira foi aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N.º 017/2015,quedispõe sobre a realização gratuita de testes de acuidade visual e auditiva em todos os estudantes da rede pública municipal de ensino e dá outras providências, o projeto é de Autoria dos Vereadores Junior Gurtat,EltonRuths ,Ivone Portela e do presidente Darci Massuqueto.

O vereador Junior Gurtat destaca a importância do projeto demonstrando que  é necessário ver e ouvir para entender. Os problemas de visão e audição acarretam ônus ao aprendizado e a socialização. Existe um grande número de crianças em idade escolar que nunca passaram por exames oftalmológicos ou óticos. Estima-se que 10% necessitem de óculos, existindo um grande número de alunos com cefaleia (dor de cabeça) e dificuldade de aprendizado, devido ao fato não ouvirem ou enxergarem corretamente.

Um exame simples e rápido feito por um profissional da área (oftalmologista e otorrinolaringologista) servirá como triagem para, depois de detectado o problema, o aluno ser encaminhado a um exame mais detalhado, pra que se possa ter o acompanhamento adequado à sua necessidade atual.

25/11/2015