Câmara propõe homenagem de “Moção de Pesar” ao médico Dr. Carlos Felipe de Sio. Durante a sessão vereadores também aprovaram seis projetos de leis

Durante a décima quinta sessão ordinária, realizada pelos vereadores nesta segunda-feira(2), foi apresentada uma moção de pesar que será entregue a família do Dr. Carlos Felipe de Sio, fundador e diretor geral do Hospital São Lucas, falecido no dia 6 de maio. Felipe era natural de Castro e construiu toda sua carreira em Laranjeiras do Sul, para onde se mudou em 1961, logo após se formar na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Dr. Felipe construiu sua história, tendo como pilares a honestidade, integridade, e o imenso amor, que oferecia a todos a quem estendia sua mão amiga”, disse a presidente da Câmara, vereadora Ivone Portela. A vereadora lembrou que o médico  foi um grande profissional e que deixou uma marca muito forte não somente como médico, mas também como cidadão interessado em todos os assuntos ligados ao município e a comunidade.

"O Dr. Felipe sempre foi muito prestativo, exercendo a medicina em todo o interior do Município de Laranjeiras e no Distrito de Campo Novo, hoje sede de Quedas do Iguaçu, auxiliando as famílias carentes com atendimento a domicílio”, finalizou Portela.

Matérias

Além desta Moção, os vereadores também analisaram 16 pareceres, das mais diversas comissões, dois requerimentos e 16 indicações. Os requerimentos, um é de autoria do vereador Elton Ruths, que solicita informações gerais sobre o cumprimento da Lei Municipal nº 19/2014, que introduz no currículo escolar da rede municipal de ensino, o Ensino de Educação Física. “Queremos saber se a lei está sendo cumprida; a relação nominal dos professores; local de trabalho; carga horária; formação acadêmica e demais informações que acharem necessárias”, disse o vereador Elton ruths.

O outro requerimento foi apresentado pelos vereadores Darci Massuqueto, Elton Ruths, Ivone Portela e Junior Gurtat, solicitando informações gerais sobre o funcionamento da Assiscop, Associação Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste do Paraná. “São informações que se faz necessário para nos poder julgar como se encontra a saúde em Laranjeiras do Sul. Estamos solicitando desde o valor que é repassado mensalmente pelo município de Laranjeiras e os demais municípios, quantas consultas e quais modalidades são cedidas para o município, qual o critério usado para a liberação e fornecimento de consultas, entre outras que se faz necessário”, disse o vereador Massuqueto.

Indicações

Das 16 indicações uma foi apresentada pelo vereador Junior Gurtat, juntamente com a Ivone Portela, Laureci Leal e Darci Massuqueto, solicitando melhorias do tipo reforma nos calçamentos de diversas ruas do quadro urbano. “Aqui podemos citar a rua Curitiba, Duque de Caxias, Paraná, Tiradentes, Rodolfo Bertuol, Barão do Rio Branco, vereador Arlindo José Bavaresco, Álvaro Natel de Camargo, Souza Naves, Espirito Santo, José Bonifácio, Laranjeiras e Otaviano Amaral. Essas ruas estão intransitáveis e estas melhorias se fazem necessário. Somos sabedores que esse problema vem de outras administrações, mas alguma coisa tem que ser feito pois algumas ruas estão sem condições de trafegabilidade”, disse o vereador Gurtat.

Projetos

Na Ordem do dia, seis projetos foram aprovados em primeira discussão, sendo eles:

• Que institui a Nota Fiscal de serviço eletrônico no âmbito do município;
  • Que nomina o Parque Infantil de Marcela Negrelli de Azevedo, o parque construído na Praça José Nogueira do Amaral.
  • Que visa repassar recursos financeiros destinados ao custeio do intercâmbio de servidores da secretaria de saúde para participarem do projeto “Percursos formativos na RAPS”.
  • Que concede incentivo através de serviços de máquinas a empresa Madeireira Tapera.
  • Que autoriza o município receber da Acils, imóvel urbano sem benfeitorias.
  • E que autoriza a abertura de crédito adicional para o exercício financeiro de 2014 na importância de R$91.826,54, destinado a aquisição de equipamentos e mobiliários para creches.

Esses Projetos voltam a ser analisados em segunda e última votação na próxima sessão.

03/06/2014