Através de oficio encaminhado no dia 21 de maio de 2013, pelos vereadores Darci Massuqueto, Junior Gurtat, Aldemar Becker e Ivone Portela, à Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovado o Projeto elaborado por profissionais da Semusa, que visa a criação e implantação no município do Centro de Testagem e aconselhamento, através da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. O Deputado Estadual Nereu Moura, também ratificou o pedido junto ao Secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto. O objetivo com este projeto é viabilizar o atendimento ágil e adequado aos pacientes diagnosticados com o vírus HIV, Hepatite B e C e Sífilis, que vem aumentando excessivamente na região.
“Todos os pareceres elogiaram os profissionais que elaboraram o Projeto, que foi desenvolvido pelo Dr. Inocêncio de Abreu, junto da enfermeira Patricia Massuqueto e as técnicas Aderli Provin da Silva e Tere Vonk Prado assim como as colaboradoras Lucia Bertini Ferreira e Anélis Perussulo, junto com a Secretária de Saúde Giorgia Luchese”, afirmou o vereador Darci Massuqueto. “Com isso, e pelo histórico dos serviços prestados as pessoas do município de Laranjeiras do Sul e região, foi autorizado que este serviço passe a fazer os exames para o diagnostico precoce das DST/Aids e hepitates virais, como a dos testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatite B e C, disponíveis gratuitamente através do Ministério da Saúde”, concluiu Massuqueto.
Através dos números apresentados, referente ao ano de 2000 a 2013, 60 pacientes estão notificados com Aids em Laranjeiras do Sul, sendo 31 do sexo Feminino e 29 do sexo masculino. Em relação a pacientes notificados, quanto ao acompanhamento no município os números mostram que 6 pacientes abandonaram o tratamento, 9 entraram em óbitos, 8 foram transferidos e 37 pacientes continuam ativos.
20/05/2014