Com o apoio de Vereadores e Deputado Secretaria de Estado da Saúde aprova projeto desenvolvido por profissionais da Semusa

Através de oficio encaminhado no dia 21 de maio de 2013, pelos vereadores Darci Massuqueto, Junior Gurtat, Aldemar Becker e Ivone Portela, à Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovado o Projeto elaborado por profissionais da Semusa, que visa a criação e implantação no município do Centro de Testagem e aconselhamento, através da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. O Deputado Estadual Nereu Moura, também ratificou o pedido junto ao Secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto. O objetivo com este projeto é viabilizar o atendimento ágil e adequado aos pacientes diagnosticados com o vírus HIV, Hepatite B e C e Sífilis, que vem aumentando excessivamente na região.

“Todos os pareceres elogiaram os profissionais que elaboraram o Projeto, que foi desenvolvido pelo Dr. Inocêncio de Abreu, junto da enfermeira Patricia Massuqueto e as técnicas Aderli Provin da Silva e Tere Vonk Prado assim como as colaboradoras Lucia Bertini Ferreira e Anélis Perussulo, junto com a Secretária de Saúde Giorgia Luchese”, afirmou o vereador Darci Massuqueto. “Com isso, e pelo histórico dos serviços prestados as pessoas do município de Laranjeiras do Sul e região, foi autorizado que este serviço passe a fazer os exames para o diagnostico precoce das DST/Aids e hepitates virais, como a dos testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatite B e C, disponíveis gratuitamente através do Ministério da Saúde”, concluiu Massuqueto.

Através dos números apresentados, referente ao ano de 2000 a 2013, 60 pacientes estão notificados com Aids em Laranjeiras do Sul, sendo 31 do sexo Feminino e 29 do sexo masculino. Em relação a pacientes notificados, quanto ao acompanhamento no município os números mostram que 6 pacientes abandonaram o tratamento, 9 entraram em óbitos, 8 foram transferidos e 37 pacientes continuam ativos.

20/05/2014