Na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de setembro, a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul recebeu a participação do presidente da COLELS – Cooperativa dos Produtores de Leite do município – Lauro Schuster. O convite foi proposto pelo vereador Fávio Borsoi, sendo prontamente acolhido por todos os 13 vereadores, que manifestaram apoio unânime à causa dos produtores de leite.
Utilizando a tribuna da Casa, seu Lauro expôs a grave crise enfrentada pelo setor, destacando que o preço pago atualmente ao produtor está abaixo do custo de produção, o que tem levado ao desestímulo, endividamento e ameaça à sobrevivência de milhares de pequenas propriedades rurais. “Vivemos um problema estrutural que atinge todo o Paraná e também o Brasil. Precisamos de medidas concretas”, reforçou.
A preocupação dos vereadores foi evidente. Todos se colocaram à disposição para defender o setor leiteiro, que é vital para a economia local. Só em Laranjeiras do Sul, são cerca de 690 produtores que juntos produzem mais de 47 milhões de litros por ano — movimentando aproximadamente R$ 122 milhões na economia municipal.
Entre os principais desafios apontados estão a concorrência com o leite importado e o leite clandestino, que entra pelas fronteiras, desequilibrando o mercado. Enquanto isso, o consumidor segue pagando caro nas prateleiras, sem que isso se reflita no valor recebido pelo produtor.
Como encaminhamento prático, foi definida a elaboração de uma Moção de Repúdio, assinada por todos os vereadores, a ser encaminhada aos governos estadual e federal, bem como à Assembleia Legislativa, Ministério da Agricultura, CONAB e Congresso Nacional.
Durante a sessão, o líder do prefeito na Câmara, vereador Rodrigo Rocha Loures, entregou ao presidente da COLELS uma carta enviada pelo prefeito Jaison Mendes. O documento reafirma o apoio da administração municipal ao setor leiteiro e apresenta os programas e projetos oferecidos aos agricultores por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A presença de seu Lauro na sessão reforçou a importância de unir esforços para enfrentar um momento desafiador para o campo, especialmente para aqueles que sustentam suas famílias com o leite produzido diariamente.
09/09/2025