Câmara debate economia local e aprova projetos importantes para o planejamento do município

A Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (8), a 29ª Sessão Ordinária de 2025, marcada pela análise de projetos estratégicos, homenagens e ampla participação popular, especialmente de produtores de leite das comunidades do interior.

Durante a sessão, deram entrada três novos projetos de lei:
-Projeto de Lei nº 035/2025, que revoga a Lei nº 032/2025 e altera dispositivos sobre o pagamento de diárias a motoristas e servidores da saúde;
-Projeto de Lei nº 036/2025, que modifica as Leis nº 019/2016 e nº 035/2020, tratando da ajuda de custo aos servidores da Saúde Pública;
-Projeto de Lei nº 017/2025, de autoria do vereador Pedro Conrado Filho, que propõe a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Doação de Sangue e o incentivo à formação de uma rede de doadores no município.

As matérias foram encaminhadas às comissões permanentes da Casa para análise e emissão de parecer.

A sessão contou ainda com a apresentação de 24 indicações, solicitando melhorias em diversas áreas e comunidades do município. No Grande Expediente, o destaque foi a participação do Sr. Lauro Schuster, que utilizou a tribuna a convite do vereador Fábio Borsoi para abordar os desafios e a importância da atividade leiteira em Laranjeiras do Sul. O tema gerou debate sobre o fortalecimento da economia local, com grande adesão dos produtores de leite presentes na galeria.

Também foi realizada a entrega de uma Moção de Aplausos e Reconhecimento pelos 60 anos da profissão de Administração no Brasil. A homenagem foi recebida pelo Representante Adjunto de Guarapuava, Fernando Zatt Schardosin.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira discussão e votação, por unanimidade, três importantes projetos do Executivo:
-PL nº 022/2025: Estabelece o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, com diretrizes para as ações do governo nos próximos quatro anos;
-PL nº 029/2025: Define a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026;
-PL nº 033/2025: Autoriza a inclusão de novos empreendimentos na Lei nº 001/2024, relacionada à operação de crédito com o Banco do Brasil, destinando R$ 6 milhões ainda disponíveis para habitação, aquisição de terrenos, obras urbanas e compra de patrulhas e materiais permanentes.

Esses projetos retornarão para segunda e última votação na próxima sessão, no dia 15 de setembro.

A Câmara reforça a importância da participação popular, como ocorreu nesta sessão, com a presença significativa de produtores rurais, fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e as comunidades.

09/09/2025

Mais Fotos