Na noite desta segunda-feira, 25 de agosto, foi realizada a 27ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal, marcada por debates relevantes, votações unânimes, homenagens e a presença expressiva da população no plenário.
A sessão contou com a entrada de um parecer e 15 indicações. No Grande Expediente, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Popia, fez uso da palavra, trazendo informações e esclarecimentos à comunidade e aos vereadores.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega da Moção de Aplausos e Reconhecimento às professoras Eronice Ribeiro Leandro e Eliane Faccin Melo, vencedoras de um concurso nacional na categoria sustentabilidade. O projeto premiado, intitulado “Transformando plástico em vida: hortas e pufes para um futuro sustentável”, foi reconhecido pelo seu impacto educacional e ambiental, sendo motivo de orgulho para o município.
Na Ordem do Dia, dois projetos de lei foram aprovados em segunda e última votação, por unanimidade:
O que ratifica o Protocolo de Intenções entre o Estado do Paraná e os municípios, visando à formalização do Consórcio Intergestores Paraná Saúde; e o que altera a Lei nº 047/2023, responsável pela criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COBEAL) e pela instituição do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.
Para o presidente da Câmara, Juvinha Viola, trata-se de um projeto relevante que vem de encontro com a causa animal. “A criação e fortalecimento desse fundo são passos fundamentais para garantir políticas públicas contínuas de proteção animal. Estamos institucionalizando um cuidado que a população sempre cobrou e que agora será realidade”, afirmou o presidente.
Já o projeto que revoga a Lei nº 061/2023, permitindo novamente o uso de logomarcas, slogans e símbolos específicos de gestões públicas, com a exigência do uso conjunto dos símbolos oficiais do município, foi retirado da pauta, a pedido dos vereadores, para uma melhor análise.
A sessão foi encerrada com destaque para a participação maciça da população, que compareceu em peso ao plenário da Câmara, demonstrando engajamento com os assuntos debatidos e fortalecendo a democracia local.
26/08/2025