Câmara de Laranjeiras do Sul inaugura Sala da Procuradoria da Mulher e empossa vereadora Janice Couto

A Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul deu um passo importante na defesa dos direitos das mulheres. Na noite da última sexta-feira (15), foi inaugurada a Sala da Procuradoria da Mulher, um espaço reservado, seguro e acolhedor, destinado a orientar, apoiar e encaminhar mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica.

Na mesma ocasião, a vereadora Janice Aparecida Couto tomou posse como Procuradora da Mulher do Legislativo, assumindo o compromisso de liderar as ações desse novo órgão. Já a vereadora Valeide Scarpari Lascoski, assume como suplente.

O ato solene lotou o plenário e contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais. Entre elas, a Deputada Federal licenciada e atual secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara, vereador Juvinha Viola, vice-prefeito, Ademilson de Moraes, a primeira-dama do município, Daniele Mendes; representantes da Patrulha Maria da Penha, da Rede de Proteção à Mulher, as procuradoras parlamentares Thalita Muller (Nova Laranjeiras) e Elenice Silmara de Oliveira (Rio Bonito do Iguaçu), além dos vereadores Almir de Paula Xavier e Tarso Campigotto. Lideranças religiosas também marcaram presença, como o pastor Daniel Cristiano e o coordenador do movimento Fé e Política, Valdecir Miler, que abençoaram o início dos trabalhos.

Pilares de atuação
Em seu discurso de posse, a Procuradora Janice Couto apresentou os três pilares que nortearão as ações do órgão: acolher, orientar e encaminhar.
“Primeiro, a mulher precisa saber que há um lugar onde será ouvida e respeitada. Em seguida, faremos o encaminhamento para o serviço que melhor atenda sua necessidade — psicológico, jurídico, policial ou social. O mais importante é que ela sinta que não está sozinha”, afirmou.

Compromisso da Câmara
A criação da Procuradoria da Mulher e da sua Sala de Atendimento representa um marco no trabalho do Legislativo de Laranjeiras do Sul. Para o presidente da Casa, vereador Juvinha Viola, trata-se de uma conquista coletiva. “A Câmara cumpre sua missão social ao oferecer um espaço de proteção, escuta e acolhimento às mulheres. É um gesto de respeito, mas também de responsabilidade com a comunidade. Espero que esta sala seja um símbolo de diálogo, de justiça, de respeito, transformação, de coragem e de esperando”, destacou.

O evento foi encerrado em clima de união e esperança, reforçando o compromisso da Câmara de Vereadores em construir políticas públicas de proteção e valorização da mulher.

18/08/2025

Mais Fotos