Parlamento Jovem de Laranjeiras do Sul elege mesa diretora em evento na Câmara

O Parlamento Jovem de Laranjeiras do Sul realizou, nesta quarta-feira (20), a eleição da nova mesa diretora em um evento que reuniu estudantes, autoridades e representantes de instituições parceiras. A atividade contou com uma palestra ministrada por Gilmar Zocche, consultor legislativo da Câmara, que abordou a importância dos poderes, o funcionamento do Legislativo e a história do município desde sua emancipação.

Após a palestra, os vereadores jovens elegeram a nova mesa diretora, que ficou composta por:

Presidente – Luiz Henrique Da Rosa Vieira
Vice-presidente – Helen Guadanhin
1º secretário – Leonardo Marcionko Popia
2º secretária – Julia Marin Da Silveira

ovens João Ricardo Silva Dos Anjos (Colégio CM Érico Veríssimo), Helen Guadanhin (Colégio Floriano Peixoto), Julia Marin Da Silveira (Colégio Floriano Peixoto), Hullian Matheus Marcelites Rodrigues (Colégio Prof. Gildo Aluísio Schuck), Luiz Henrique Da Rosa Vieira (Colégio Prof. Gildo Aluísio Schuck), Leonardo Marcionko Popia (Colégio Laranjeiras do Sul) e Emanuel Cristo (Colégio E. P. Profa. Naiana B. de Souza).

Estiveram presentes no plenário o presidente da Câmara, representando Juvinha Viola, o primeiro secretário do Poder Legislativo Almir Xavier (Miro), além do professor Mauro Provin da Silva, presidente do Observatório Social e coordenador técnico do Parlamento Jovem. Também marcaram presença a professora Nelci Rodrigues dos Santos, intérprete de Libras que acompanha a aluna Helen Guadanhin, e a diretora do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck, Itamara Cristo Alves.

O Parlamento Jovem do Paraná é um projeto de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul em parceria com a Justiça Eleitoral e o Observatório Social. O programa conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e das escolas estaduais do município e a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma vivência prática sobre o processo legislativo, a divisão dos poderes e o debate de problemas da comunidade, incentivando a participação cidadã e a formação política dos jovens.

21/03/2025

Mais Fotos