Projeto Criança Raiz Infância Feliz é apresentado aos vereadores na Câmara

A sessão ordinária da Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul contou ontem (03) com duas apresentações no grande expediente, além de ter dois novos projetos aprovados.

Uma das pessoas que fez o uso da palavra durante a sessão foi a Tatiane Barbosa que apresentou aos vereadores e presentes o projeto “Criança Raiz Infância Feliz” que está sendo trabalhado no município e tem tido grande repercussão positiva em meio às famílias que participam. A iniciativa visa auxiliar, principalmente as crianças, no enfrentamento de traumas que obtiveram durante a pandemia, tirá-las um pouco de frente as telas de TVs e celulares e apresentar brincadeiras antigas. “O projeto é totalmente voltado para a união das famílias. Então nós vamos resgatar as brincadeiras antigas, memórias afetivas dos pais e que eles tragam isso para os filhos como o cabo de guerra, a queimada, pular saco, corda, entre outras brincadeiras que não precisamos de custos elevados e nem de tecnologia”, detalha Tatiane.

Ela lembra também que a iniciativa foi baseada em dados de estudos que apontam o quanto a exposição excessiva a telas pode prejudicar as crianças. “Muitas crianças hoje, por exemplo, tem alta miopia muito precocemente e daí surgiu a ideia de pensar em que fazer para evitarmos esses problemas e esse projeto acabou surgindo”, explica.

O projeto acontece uma vez por mês, aos sábados, na quadra do Colégio Santana. A ideia é expandir o projeto para outras escolas e bairros da cidade. O presidente Carlos Alberto Machado Magrão destacou na sessão o quanto a iniciativa é importante, não só para as crianças, mas também para as famílias. “A tecnologia é muito boa, mas não em excesso. Eu me lembro do quanto era saudável os encontros com as famílias em que antigamente tínhamos essas brincadeiras. Vendo esse projeto, que podemos participar com nossas famílias, traz uma energia melhor. Um projeto que merece ser expandido, é importante e muito bom para a sociedade”, detalha o presidente.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Quem também usou a palavra ontem na sessão ordinária foi Rodrigo Scopel, professor de Jiu-Jitsu, que recebeu Moção de Aplausos para a equipe Escola Gracie Barra Laranjeiras do Sul, representada por ele, que é graduado Faixa Preta. “É gratificante estar aqui, receber essa honraria. Viemos a um tempo trabalhando com o desenvolvimento das crianças desde quatro anos de idade e também tenho alunos de 58 anos. Recebo a moção como um reconhecimento desse trabalho”, afirmou Scopel.

PROJETOS APROVADOS

Na sessão desta segunda-feira (03) também foram aprovados dois novos projetos de Lei na sessão:

O primeiro 009/2024 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR autorizada pela Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL, nos termos da Legislação Federal vigente no município de Laranjeiras do Sul -PR. Com esse projeto, Laranjeiras do Sul agora poderá receber a rede 5G.

Também foi aprovado projeto 010/2024 de autoria do Poder Executivo que cria o Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia, cria o Fundo Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia e estabelece medidas de incentivo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, visando a consolidação do ecossistema de inovação e tecnologia do município de Laranjeiras do Sul/PR.

04/06/2024