Laranjeiras do Sul tem cinco novos Cidadãos Honorários

Uma noite marcada por emoções! Essa frase pode resumir como foi a Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadãos Honorários realizada pela Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, na última quinta-feira (16) no Cine Teatro Iguassu. Os títulos, aprovados por todos os vereadores, foram entregues à Iracema Pereira de Carvalho, Arcelino Veronese, Marco Antônio Felix (Palito), Waldir Wessler e Rangel de Souza Muller.

O presidente da Câmara Carlos Alberto Machado Magrão, destacou que esse é o momento certo de prestar essa homenagem. “Quero destacar o quanto fico feliz de estar no meu terceiro mandato de vereador, terceiro mandato como presidente da câmara e poder fazer parte de um momento tão especial como esse. Poder dar essa honraria a pessoas ilustres do nosso município, em vida! porque eu acredito que temos sim que reconhecer o trabalho de pessoas como essas. Que buscam todo dia o melhor para a comunidade, num trabalho contínuo de muitos anos, sempre com otimismo”, destaca o presidente.

Durante a Cerimônia um vídeo de cada homenageado contou a história dos Cidadãos Honorários e mostrou o carinho que eles têm da família, dos amigos e da comunidade. “Pudemos acompanhar a história de cada um e o quanto são amados. E a cidadania honorária existe para reconhecer pessoas como eles: que não nasceram nesta terra, mas aqui criaram suas raízes e deram muitos frutos. Nossos Cidadãos Honorários trazem a essência do trabalho honesto, honroso, de amor pelo que fazem e resgatam os verdadeiros valores da vida. Pessoas como eles nos inspiram em como aproveitar nossa vida da melhor forma: sendo solidários, respeitosos, e exemplo para o outro, cada um em sua profissão”, completa Magrão.

Arcelino Veronese

Ter o dom de ensinar o tornou um cidadão honorário laranjeirense. Fez parte da primeira turma de Geografia de Guarapuava e tem 30 anos de história dentro de salas de aula. O professor Veronese, com 90 anos completados nesta semana, tem uma grande história na educação, nas fanfarras laranjeirenses (foi ele que introduziu o instrumento de sopro nas fanfarras) e também a serviço da igreja. Ele sempre salienta que está aposentado, mas, nunca parado e gosta de ser reconhecido até hoje nas ruas como professor.

“Nunca imaginei que com 90 anos receberia essa homenagem. Uma grande gentileza que os laranjeirenses fizeram questão de homenagear alguém que fez tudo que podia. Fiz tudo com amor”, destacou Arcelino após receber o título.

O professor ressaltou também uma frase que sempre gostava de deixar em seu primeiro dia de aulas nas escolas ‘um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar’.

Iracema Pereira de Carvalho

Iracema também foi professora e é uma advogada que trabalha muito em prol da comunidade. Inclusive, já presidiu o Conselho da Comunidade e é onde desenvolveu grandes projetos como o de leitura para detentos, dar maiores oportunidades de trabalho a pessoas privadas de liberdade, apoio a mulheres que sofreram violência doméstica, entre outros. Em sua biografia destacou que a experiência na vida e nos projetos não é sobre errar ou acertar, nem para ter razão, mas sim para fazer sentido. “Foi uma noite emocionante. Uma sensação que eu nunca imaginei que teria ainda na minha vida. Foi maravilhoso e espero representar Laranjeiras do Sul aonde eu for com muito amor”, enfatiza a homenageada. O trabalho de Iracema na sociedade sempre foi pautado em atender principalmente as pessoas menos favorecidas economicamente.

Marco Antônio Felix

Marco Antônio chegou à cidade por pura coincidência, por conta de uma chuva que o impediu de seguir viagem. Seu destino era Ponta Grossa, mas depois que desembarcou em Laranjeiras do Sul, firmou os pés. Constituiu família e uma majestosa rede de amigos. Só não é maior do que a quantidade de pãezinhos distribuídos gratuitamente seja em Laranjeiras do Sul ou na região, nos 54 anos dedicados ao trabalho. O trabalho voluntário, silencioso, de Marco Antônio Felix, mas que todos conhecem carinhosamente como “Palito” marcou a vida de muita gente. E ainda deixa marcas afetuosas nos corações dos laranjeirenses. “Uma emoção fora de sério. Tenho muito que agradecer a todos. É uma honraria que fico muito feliz, mas não é por isso que vou mudar. Vou seguir simples e humilde e procurar melhorar sempre”, enfatiza.

Há mais de 50 anos palito, que hoje tem 74, segue a rotina que começa às quatro da manhã e termina às sete da noite.

Waldir Wessler

Independente do que acontecer, Waldir Wessler traz sempre um sorriso no rosto e dedica sua vida a servir. É amante do esporte, teve uma grande história também na vida pública de Laranjeiras do Sul e, apesar de aposentado, ainda atua como perito avaliador e sempre com um objetivo: servir a quem precisa. Com uma história exemplar junto ao Lions, clube de serviço, ele também acumula muitas outras graciosas histórias junto a quem o conhece de perto. “É difícil descrever o que a gente sente nessa hora. Vivo a vida sempre fazendo que a gente entende ser o bem. O reconhecimento faz parte. Estou imensamente lisonjeado com o Título, pelo reconhecimento que a Câmara tem conosco pelo trabalho que fizemos” agradeceu Waldir.

Rangel de Souza Muller

Dr. Rangel logo deve completar seus 93 anos e tem uma grande história na vida pública laranjeirense. Ele foi também o primeiro dentista que Laranjeiras do Sul. Foi pioneiro em muitas áreas e lembra-se muito bem de quando plantou os pés de eucaliptos do CTG Rincão Serrano, fundado por ele, e que ainda sombreiam o local. É o prefeito que fez o primeiro asfalto de Laranjeiras do Sul, nas ruas XV de Novembro e Marechal, e que contou suas histórias de homem público em seu livro “Laranjeiras do Sul sua história”. Ele, inclusive, agora está editando seu terceiro livro. Após a cerimônia, ele ressaltou o prazer de receber o Título. “Eu fico mais alegre, mais feliz agora. É um grande presente que recebo, é um reconhecimento por tudo que pude fazer pela comunidade de Laranjeiras do Sul e claro, se eu puder, ainda farei muito mais”, disse.

17/05/2024