Por iniciativa do Governo Municipal, o Ministério Público, Câmara de Vereadores e técnicos da prefeitura realizaram na última sexta-feira (14) uma vistoria nas obras de reforma do antigo Fórum que em breve se tornará a sede do Poder Executivo de Laranjeiras do Sul. De acordo com o secretário de Governo, Gizélio Linhares, a vistoria proposta evidencia uma das principais preocupações da administração que é quanto à transparência e publicidade das ações governamentais, em especial quando se fala de dinheiro público. Segundo ele, a intenção foi esclarecer dúvidas que foram criadas ao longo da obra e cessar alguns comentários infundados.
A presidente da Câmara de Vereadores, Ivone Portela, destacou a iniciativa da prefeitura em convocar a vistoria e ressaltou que os três poderes devem estar harmonizados para executar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Além da presidente da Câmara também acompanharam a vistoria os vereadores Darci Massuquetto, Daniel Giacobo, Aldemar Becker, Silvano Pereira, Clarice Viola e Zezo Marin.
Segundo Gizélio toda equipe técnica da secretaria de Obras e Urbanismo acompanhou a vistoria e apresentou planilhas dos custos de todos os itens utilizados na reforma. Ele enfatiza que foi uma ação importante da administração que tem por característica realizar atos que prezem pela legalidade.
A procuradora geral do município Andreia Indalencio Rochi explica que um dos questionamentos esclarecidos é a cerca do pagamento por serviços não executados sob alegação de falta de tempo hábil. Segundo ela durante a vistoria os vereadores e o MP puderam ver o trabalho já realizado e acompanhar cada centavo que foi gasto. Andreia informa também que um novo processo licitatório está tramitando para concluir os 45% que ainda faltam na obra.
Do valor licitado de pouco mais de R$ 607 mil estão incluídos melhorias no prédio do antigo Fórum que possui 1.009 metros quadrados de área interna, e também mudanças e adequações na parte externa do prédio, como substituição de calçadas e construção de rampas de acessibilidade.
18/02/2014