Associação do Alto São João recebe Título de Utilidade Pública da Câmara de Laranjeiras do Sul

Em Laranjeiras do Sul, mais uma associação sem fins lucrativos poderá ser considerada uma Utilidade Pública em âmbito Municipal. Na última segunda-feira, 02, durante a 12ª sessão ordinária da Câmara de Laranjeiras do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade em segundo e último turno um projeto de lei prevendo o título à Associação Nova Esperança, localizada no Assentamento Bugre Morto, na Comunidade do Alto São João. A matéria é de autoria do vereador Ney Becker.

Conforme explicou o vereador, a entidade presidida por Carlos dos Santos atua fortalecendo o esporte local e regional e, anualmente, promove um dos maiores campeonatos de Futebol Sete Amador da região. Assim, com o reconhecimento e após passar por todos os trâmites no Legislativo, a associação torna-se apta para receber verbas públicas que fomentarão as atividades.

“A declaração de Utilidade Pública funciona como um certificado sobre a relevância da entidade para o município, permitindo a colaboração da Prefeitura por meio de incentivos previstos em leis específicas. No caso de Laranjeiras do Sul, abre a possibilidade de apoio financeiro principalmente pelo Programa Dinheiro na Comunidade”, explicou Ney.

Utilidade Pública - O Título de Utilidade Pública é o reconhecimento previsto à uma entidade que presta relevante serviços à sociedade, representando um benefício para sociedades civis, associações e fundações constituídas sem fins lucrativos. A partir deste título, a instituição poderá reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições, pagamento de taxas cobradas, imunidade fiscal, além da aquisição de incentivos por parte do poder público.

O texto agora segue para análise do prefeito Berto Silva, que tem o prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento do texto, para o sancionar.

03/05/2022