Vereador Rodrigo e sociedade organizada apresentam indicação sugerindo balé nas escolas

Na última segunda-feira, 22, deu entrada na Câmara de Laranjeiras do Sul uma indicação de serviço sugerindo ao Poder Executivo que introduza o mundo do Balé Clássico aos alunos da educação básica da rede municipal de ensino. O pedido, de autoria do vereador Rodrigo Scheis, recebeu estudos em uma parceria entre o presidente do Observatório Social, Mauro Provin e a educadora física, professora e bailarina, Adriane Zuconelli. Na oportunidade da sessão, referendados por Scheis, eles utilizaram a palavra para explanar sobre o pedido.

Segundo Rodrigo, a indicação de serviço pensa na legalidade da proposta, uma vez que os vereadores não podem apresentar projetos de lei que criem despesas ao município. “A indicação n° 365 pede que o Município crie o projeto Bailarinar crianças na escola e trata-se de inclusão social. O fizemos por acreditar que este é o sonho de muitas crianças, embora grande parte das famílias não tenha recurso para o valor de aulas particulares. Essa indicação foi estudada e conforme os dados, tem custo acessível ao Executivo. As modalidades apresentadas são o Baby Class, infantil 1, infantil 2, e o preparatório. Os custos incluem também a estrutura que é uma barra, espelho móvel e o som”, explicou.

Conforme Provin, o projeto visa levar aulas semanais às 13 instituições de ensino fundamental públicas da cidade, considerando meninos e meninas das turmas de 1º ao 5º ano. “Os estudantes terão aula semanal, com duração de 45 minutos, incentivando a cooperação de maneira lúdica e pedagógica”, explanou Mauro. O investimento mensal por aluno, segundo o levantamento e considerando 40 aulas anuais, ficaria em torno de R$ 22,77. “Para uma turma com 20 pessoas, o investimento seria R$ 450 reais mensais. Se abrissem 10 turmas, teríamos 200 alunos e o valor mensal ficaria na casa dos R$ 4,5 mil, podendo chegar até mil alunos, num valor de R$ 22,5 mil”, apresentou Provin.

Formação acessível - A professora Adriana destacou os benefícios da proposta que pensa em contribuir para a formação completa do indivíduo no campo intelectual e físico, auxiliando ainda na criatividade, no imaginário, disciplina e na dimensão afetiva. “O projeto tem o poder de criar uma ponte sociocultural e ajuda a manter um ambiente acolhedor, promovendo o desenvolvimento individual dos alunos. Também possui metodologia focada na primeira infância e apropriada para a faixa etária”, destacou, frisando, por fim, que o balé pode e deve ser acessível à todas as classes sociais.

Você confere a sessão da última segunda-feira, dia 22, em nosso canal no YouTube.

24/11/2021

Mais Fotos