Sessão 037/2021: vereadores aprovam saída do Município de Consórcio e cesta natalina

Na última segunda-feira, 22, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizou a 37ª sessão ordinária de 2021 e uma sessão extraordinária convocada e aceita por todos os vereadores. Além da entrada de indicações, no Grande Expediente o plenário votou e aprovou em 1ª e 2ª discussão dois projetos de autoria do Executivo Municipal. A primeira matéria, de n° 030/2021, autorizou a saída do Município do Consórcio Cantuquiriguaçu e ratificou a extinção do referido consórcio. Já o projeto 032/2021 garantiu a autorização da prefeitura a conceder cesta básica de alimentação às famílias carentes da cidade no período natalino.

Projeto 030/2021 – Sobre o projeto 030/2021, conforme o líder do Governo na Câmara, vereador Ney Becker, Laranjeiras do Sul foi autorizado pela Lei 001/2013 a participar do Consórcio da Cantuquiriguaçu-CMC, que visava a aquisição de uma patrulha rodoviária para readequação e melhoramento das estradas rurais. Apesar disso, a patrulha foi desativada e leiloada, perdendo o objeto do consórcio. “Dessa forma, o projeto de lei tem a finalidade de autorizar a saída do município da CMC, deixando de integrar a parceria para todos os fins de direito. Os municípios integrantes farão jus aos créditos remanescentes, que no caso de Laranjeiras do Sul, corresponde a R$ 98.098,05”, destacou o vereador.

Projeto 032/2021 – A respeito do projeto de lei 032/2021, que institui o programa de cestas básicas de alimentação, a relatora da Comissão de Finanças, vereadora Valeide Scarpari explicou que a matéria tem por finalidade garantir um natal melhor para as famílias de baixo poder aquisitivo, visando diminuir os problemas sociais do município. “A cesta pode constituir em benefícios de gêneros alimentícios, cartão alimentação ou voucher, dando a possibilidade de a própria família adquirir os produtos de sua necessidade”, destacou Valeide.

Conforme o texto, a nova medida, além de evitar aglomeração na entrega das cestas, resgata a dignidade das famílias e o poder de compra. “Além disso, o incentivo somente poderá ser utilizado em estabelecimentos do Município, ficando por opção de cada família escolher onde comprar seus mantimentos. As famílias poderão gastar o incentivo tanto em grandes mercados da nossa cidade, quanto em minimercados ou mercearias, desde que dentro da cidade, acarretando em retomada da economia local”, destacou a vereadora.

A sessão na íntegra você confere em nosso canal no YouTube.