Reunião define detalhes para zerar cirurgias eletivas em Laranjeiras do Sul

Os primeiros pacientes receberão tratamento de otorrino e oftalmo

Nesta sexta-feira, 1°, na ACILS, a vereadora Valeide Scarpari representou o Legislativo Municipal em reunião que definiu os detalhes acerca do mutirão que deverá zerar a fila de cirurgias eletivas de amígdala, septo, adenoide e pterígio em Laranjeiras do Sul. O objetivo da prefeitura é realizar 48 cirurgias no mês de outubro e as demais até dezembro. Hoje 140 adultos e 15 crianças aguardam pelos procedimentos. O investimento total será R$ 1 milhão de reais com recursos próprios do Tesouro do Município. Também estiveram no evento o prefeito Berto Silva; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari e o Secretário de Saúde, Valdecir Valicki.

Enquanto servidora da saúde, responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a vereadora Valeide explicou que pela fila SUS os procedimentos levariam anos para acontecer. Mas com o apoio da prefeitura, até o final de 2021, todos os pacientes que aguardam pelos procedimentos serão atendidos. “Só na semana que vem o município deve realizar 18 cirurgias de adenoide, amígdala e septo, sendo que o laboratório deverá abrir de forma especial no final de semana para que os exames sejam agilizados”, explicou a vereadora.

Já segundo o prefeito Berto Silva, apesar de ser de autonomia do Estado do Paraná, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul aumentou o investimento para que todos os pacientes sejam contemplados até o final do ano. Entre os exames que serão contratados estão: Ressonância Magnética (54), Tomografia Computadorizada (364), Ecografias de articulação (165), Ecografias geral (519), Endoscopias digestiva (43), Mapeamento de retina (49), Ecocardiograma (26) e Colonoscopia (15). Já as cirurgias serão: adulto Otorrino (127); Otorrino Criança (41) e Pterígio (43).

01/10/2021

Mais Fotos