Comissão de Saúde promove Audiência Pública de prestação de contas

A Comissão de Saúde da Câmara de Laranjeiras do Sul realizou no Palácio do Território Federal do Iguaçu, na quinta-feira, 30, uma Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria de Saúde referente ao 2° quadrimestre de 2021. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da saúde devem, a cada quatro meses, prestar contas das atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.

A representante da gestão, servidora Marinilce Dobbins deu início à reunião apresentando o relatório financeiro do segundo quadrimestre de 2021. Em seguida foi exposta a classificação de despesas empenhadas por bloco, fonte de recursos e o relatório das despesas transferidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade os servidores explicaram que alguns procedimentos eletivos ficaram abaixo do esperado por conta da pandemia, mas a previsão para o próximo quadrimestre é uma aceleração nos atendimentos. Já os índices de gravidez na adolescência diminuíram de 18,64% para 12,3%.

Na sequência foi apresentado o relatório de atendimentos no quadrimestre, que em resumo foram: 30.961 consultas médicas, 27.369 procedimentos realizados nas unidades pelas equipes de enfermagem e odontologia, 44.290 visitas de agentes de saúde e de endemias, 1,9 milhões de medicamentos dispensados, 546 internamentos de urgências, 22 internamentos para cirurgias eletivas, 22.720 exames realizados, 29.177 vacinas aplicadas, 146 nascimentos registrados e 159 óbitos. Em seguida, foi informado à Comissão sobre a implantação do SAMU Regional, com uma base avançada.

COVID – Foi apresentado também a situação atual da pandemia no município, juntamente com o relatório de recursos recebidos, despesas pagas e doações recebidas referente ao coronavírus. Conforme o relatório de atendimentos, nos últimos quatro meses Laranjeiras do Sul realizou 4.545 exames para covid-19, além de registrar 1.454 casos da doença e 1.411 curados.

Presenças - Estiveram presentes na Audiência de Prestação de Contas os membros da Comissão da Saúde, presidente Valeide Scarpari; o secretário, Ademilson Moraes-Bico e o relator, Rodrigo Scheis; os vereadores Darci Massuqueto e Joel Demétrio e o diretor da Casa, Júnior Gurtat. Representando a Saúde, o Secretário da pasta, Valdecir Valicki, as servidoras Patrícia Massuqueto, Márcia Marochi, Priscila Baptistel e Marinilce Dobbis e, em nome do Observatório Social, o presidente da instituição, Mauro Provin. Todos respeitaram as medidas de distanciamento.

Sessão - A sessão foi transmitida ao vivo pela página da Câmara Municipal no Facebook. Você pode conferir a audiência na íntegra AQUI.

01/10/2021