Vereadores prestigiam lançamento da Agro Laranjeiras, com presença do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior

Laranjeiras do Sul viveu um dia histórico. Na sexta-feira, 10, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior esteve no município para anunciar R$ 30 milhões reais em investimentos do Estado. O montante será destinado para a aquisição de um terreno de 127 alqueires onde será edificada a Agro Laranjeiras. A empresa, que teve o lançamento oficial em evento no Cine Teatro Iguassu, consiste na maior maternidade de suínos do Brasil, com capacidade para produzir 1 milhão de leitões por ano. Além disso, gerará 200 empregos diretos e mais 885 indiretos em toda a cadeia de produção, num investimento de R$ 377 milhões.

Conforme o acionista e desenvolvedor do projeto, Jorge Munari, a escolha de Laranjeiras do Sul para implantação da fábrica considerou as oportunidades oferecidas pelo local e o bom relacionamento com o Governo do Paraná e a administração municipal. O prefeito Berto Silva, por sua vez, destacou que o empreendimento deve alavancar a economia e desenvolver a região. Na oportunidade, lembrou que a prefeitura executará as obras de infraestrutura com aval da Câmara Municipal, uma vez que todos os vereadores assinaram um documento garantindo apoio do poder público para o empreedimento. Já o Governador salientou a transformação regional proporcionada pelo investimento, que influenciará na alta do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.

A empresa - A Agro Laranjeiras será especializada na produção de leitões que são criados até os 25 dias de vida. Na sequência, eles serão encaminhados para as empresas parceiras, que vão engordar os animais para o abate em frigoríficos. A unidade possui três empresas parceiras que realizarão a segunda parte do processo: a Copérdia, de Concórdia/SC; Globoaves de Cascavel e Cooperativa Agroindustrial Lar, de Medianeira.

De acordo com os acionistas da empresa, a estimativa é produzir 20 mil leitões desmamados por semana. A expectativa de faturamento anual é R$ 200 milhões. Do total de leitões, 500 leitoas serão escolhidas para gerar novos animais. Ao final do processo, a expectativa é chegar a 4.700 suínos abatidos por dia, durante cinco dias da semana. A nova indústria contará com duas unidades produtoras de leitões desmamados, com capacidade de 31,2 mil matrizes e um sítio para abrigar as leitoas que aguardam nova fecundação, somando 130 mil metros quadrados de área voltada à produção suína.

Além disso, o complexo também vai contar com 70 residências para funcionários; armazém para 200 mil sacas de milho; uma fábrica de ração de 25 toneladas por hora; uma garagem para veículos, máquinas e equipamentos agrícolas; escritório administrativo; refeitório; lavanderia; balança rodoviária e rodolúvio, onde passam os caminhões para a desinfecção obrigatória. No total, são mais de sete mil metros quadrados de área construída.

Presenças – Participaram do evento, representando o Poder Legislativo Municipal, o presidente Carlos Alberto Machado-Magrão; o vice-presidente Tarso Campigotto; o 1° Secretário, Darci Massuqueto; o 2° Secretário, Ivaldonir Panatto e os vereadores Ademilson Moraes, Antonio Joel Demétrio, Celso de Azevedo, Halisson Zanotelli Galvan, Jovanildo Viola, Ney Becker, Rodrigo dos Santos Scheis, Valeide Scarpari Lascoski e Valmir Barbosa Trindade-Sete.

10/09/2021