Por meio de indicação, vereadores solicitam criação de canil municipal em Laranjeiras do Sul

"Para que não represente um incentivo ao abandono, a ação não pode ser isolada, devendo ser adicional às políticas de castração e conscientização", disseram os propositores.

Diante da presença constante de animais de rua em Laranjeiras do Sul, sendo muitos vítimas de maus-tratos e abandono, os vereadores Darci Massuqueto e Ivaldonir Panatto pediram ao Poder Executivo que construa um canil municipal. Conforme o pedido, realizado por meio da indicação 281/2021, o objetivo é criar um abrigo a fim de monitorar a população de cães e controlar a proliferação de doenças.

Para os vereadores, a ação não pode ser isolada, devendo representar um adicional às políticas de castração e conscientização, sobretudo, para que não incentive o abandono. “Trata-se de criar iniciativas conjuntas, pois o canil deve caracterizar um espaço de acolhida e atendimento veterinário, mas que seja local de passagem para os animais, pois com apoio da sociedade, eles podem posteriormente ser adotados", sugeriram.

Assim, os vereadores entendem que o número de cães e gatos em situação de abandono no município, a exemplo de outros centros, é imensurável. “O canil não resolve o problema, mas servirá de suporte para atendimento e acolhida temporária, a exemplo do auxílio à castração de fêmeas, que demanda atenção especial”, defenderam. Os vereadores, que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), também reafirmaram total apoio à criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, cujo projeto recebeu aprovação unânime pela CCJ nesta semana.

Autores da proposta, vereadores Massuqueto e Panatto

24/08/2021