Vereador apresentará homenagem à instituição premiada por projeto de educação sustentável

Na última semana, o vice-presidente da Câmara de Laranjeiras do Sul, vereador Tarso Campigotto visitou a Escola José Bonifácio. A instituição venceu recentemente o Prêmio Sesi - Peça por Peça com o projeto “Eu sou responsável pelo mundo, e você?”. A iniciativa criada em 2019 pela pedagoga Arlete Terezinha Stefanoski trabalha a educação sustentável por meio do incentivo à separação correta do lixo. O encontro com o parlamentar teve por objetivo ampliar a ação através da parceria com o poder público.

Conforme Campigotto, o primeiro passo é dar maior visibilidade ao projeto, além de estimular a iniciativa que envolve 210 alunos do ensino fundamental 1, ou seja, desde as classes do Jardim 2 até o 5° ano. “A intenção da escola é envolver outros colégios e ampliar parcerias com Câmara e Prefeitura, mas também em nível estadual, via incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná”, explanou o vereador. “No Legislativo, apresentaremos uma Moção de Reconhecimento no sentido de incentivar e apresentar o projeto à comunidade”, assegurou.

O prêmio - O Peça por Peça é uma iniciativa do Sesi Paraná e visa impulsionar projetos de escolas públicas municipais que promovam melhorias no ambiente escolar. Em 2021, dez iniciativas foram premiadas, entre as quais, a ação da Escola José Bonifácio que iniciou com um trabalho de teatro promovendo ações de combate à dengue, passando, na sequência, a instruir a importância da reciclagem no cuidado com o meio ambiente.

Usina de reciclável - “Pensar um mundo melhor leva a grandes atitudes tanto no viés educacional como político. Por isso estamos juntando forças, para alcançar um resultado melhor”, disse a pedagoga, explicando a parceria. Ainda conforme Terezinha, o projeto ganhou impacto com a inauguração da usina de recicláveis, espaço cedido pela prefeitura para seleção, armazenamento e enfardamento dos materiais recolhidos no perímetro urbano de Laranjeiras do Sul. “Os alunos e o próprio entorno sabem sobre esse centro, que fica perto da escola, e passaram a cuidar mais”, afirmou.

Por fim, Arlete Terezinha Stefanoski destacou o apoio da Secretaria de Agricultura e do vereador Tarso Campigotto, que angariaram, via emenda parlamentar do deputado estadual Professor Lemos um recurso de R$ 60 mil reais. O valor será investido em equipamentos para fortalecer a usina de coleta e triagem de lixo reciclável, que está localizada na margem da BR-277, em frente ao posto da polícia Rodoviária Federal.

17/08/2021