Sessão 023/2021: na palavra livre, vereadores destacam ações do parlamento e reivindicações da comunidade

Na segunda-feira, 02, após recesso parlamentar por duas sessões, os vereadores reuniram-se para realizar o 23º ato ordinário da Câmara de Laranjeiras do Sul. Uma vez que todos os projetos em trâmite foram apreciados e votados antes da pausa, o destaque da reunião ficou por conta da entrada de proposições, além das reivindicações apresentadas e debatidas na palavra livre, oportunidade em que os parlamentares têm até cinco minutos para fazer suas considerações.

A vereadora Valeide Scarpari foi a primeira a falar. Ela destacou o projeto de lei 007/2021, de sua autoria. A matéria visa alterar a redação do Inciso I do Artigo 194 da Lei Municipal 047/2001. Conforme Valeide, a proposta pretende incluir no Código Tributário Municipal as pessoas com deficiência, desde que representem famílias de baixa renda. “Pela lei, idosos, pessoas com HIV e câncer estão isentos de pagar o IPTU. Por meio do projeto, o objetivo é incluir também pessoas com deficiência”, destacou a vereadora.

Na sequência Rodrigo Scheis comentou suas indicações. Ele solicita que o Poder Executivo Municipal recupere calçamento na Rua Capitão Ártico Antônio Faé, loteamento Monte Castelo e construa calçamento na Rua Guarani, Bairro São Francisco. O vice-presidente Tarso Campigotto fez agradecimentos. Ele saudou o professor Nilton José Costa por assumir sua cadeira enquanto esteve afastado por licença médica, à deputada Gleisi Hoffmann por visitar o município e ao Secretário de Viação, Odilon Cunha, pelas benfeitorias nas estradas do interior.

Módulos sanitários - Juvinha Viola destacou a indicação dos vereadores presidente Carlos Alberto Machado-Magrão e Valeide, por solicitarem a construção de banheiros em pré-moldados para atender famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, o vereador sugeriu a vinda do Secretário de Agricultura, Gilmar Negretti, à Câmara para explanar sobre a licitação do Pacote Agrícola e demais ações da pasta.

Darci Massuqueto pediu a palavra para contribuir no debate acerca dos módulos sanitários. Conforme o vereador, há prerrogativa para que o Legislativo aproveite a votação do orçamento e inclua o pedido nas ações do município, garantindo valores para auxiliar a reivindicação das famílias em situação de vulnerabilidade social. O tema também foi destacado pelo vereador Celso Azevedo. Por fim Massuqueto parabenizou a Procuradoria da Mulher que vem representando a Câmara nas ações de combate à violência doméstica.

O presidente Carlos Alberto Machado-Magrão encerrou a sessão destacando a vinda, no último mês de julho, do Secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva a Laranjeiras do Sul. O vereador também convidou aos pares para participar do lançamento do Programa Dinheiro na Comunidade na Localidade do Rio Leão nesta semana. Na sequência, o presidente encerrou o ato marcando o próximo para a segunda-feira, dia 9 de agosto, a partir das 19h.

03/08/2021