Cumprindo legislação, prefeitura lança campanha para reciclagem do óleo de cozinha usado

A poluição causada pelo óleo de cozinha usado provoca sérios danos ambientais. Por essa razão a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio das Secretarias de Assistência Social e Agricultura, em parceria com a empresa Herança Produtos de Limpeza e os clubes de mães do município, buscou incentivar o descarte correto pela reciclagem do material. Com o produto é possível fabricar sabão, biodiesel e tintas, além de diminuir a poluição ao meio ambiente. Isso preserva a matéria-prima e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

A campanha lançada recentemente, na primeira semana do mês de julho, cumpre um dos objetivos da Lei 043/2011, aprovada na Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul. A proposição foi sancionada pelo prefeito Berto Silva em seu segundo mandato à época, sendo proposta pela então vereadora Ivone Portela (in memoriam).

A parceria proposta em 2021 funcionará da seguinte forma: os clubes de mães serão responsáveis pela coleta do óleo. O que for coletado será entregue para a empresa Herança Produtos de Limpeza, que devolverá aos clubes de mães cinco litros de sabão líquido a cada 10 litros de óleo. O produto reciclado será dividido entre as integrantes de cada clube. A entrega do sabão acontecerá quinzenalmente, oportunidade em que as presidentes entregarão o óleo usado ao mesmo tempo em que realizarão a troca.

09/07/2021