Câmara de Laranjeiras do Sul aprova lei que estabelece o exercício físico como atividade essencial

Um projeto de lei aprovado na Câmara de Laranjeiras do Sul nesta semana defende a atividade física como parte crucial da saúde. De autoria do vereador Darci Massuqueto, com apoio dos demais parlamentares, a matéria reconhece como essenciais os espaços público e privado de prática de esportes, treinamento e atividade física em todas as suas versões. A proposta, aceita em 2ª e última discussão e votação na sessão ordinária 020/2021, segue para ser sancionada no Poder Executivo Municipal.

O projeto - Na prática, segundo o texto, a iniciativa ameniza restrições impostas durante a pandemia ao funcionamento desses espaços, especialmente as academias, uma vez que o sedentarismo traz prejuízos à saúde da população. Na defesa da matéria, Massuqueto reforçou que o projeto de lei tem um propósito significativo, pois a atividade física auxilia a saúde física e mental, contribuindo para a redução do estresse, diminuição do risco de diabetes, de doenças cardiológicas e do uso de medicamentos.

Ainda conforme a justificativa, a medida deve ocorrer alinhada com ações preventivas de promoção da saúde e com a adoção de estratégias de distanciamento social que garantam o retorno gradativo de setores da economia. “Em ambientes fechados os proprietários devem seguir providenciando a limitação no número de pessoas, além de adotar outras medidas de contenção sanitárias. Isso objetiva impedir a propagação de doenças, em especial, do coronavírus. Por outro lado, reduz os prejuízos à economia, mas sobretudo, garante a manutenção da saúde das pessoas”, concluiu o vereador.

O texto da proposição na íntegra você confere AQUI.

Vereador Darci Massuqueto, autor do projeto

02/07/2021