Comissão de Saúde promove Audiência Pública de prestação de contas

Destaque ficou por conta da apresentação de ações de enfrentamento à pandemia no município

A Comissão de Saúde da Câmara de Laranjeiras do Sul realizou no Palácio do Território Federal do Iguaçu, na sexta-feira, 28, uma Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria de Saúde referente ao 1° quadrimestre de 2021. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da saúde devem, a cada quatro meses, prestar contas das atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas. O destaque ficou por conta da apresentação de ações de enfrentamento à pandemia no município.

Vacinômetro – Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Massuqueto a população pode acompanhar os números da vacinação contra a covid-19 na aba do site da prefeitura criado específicamente para atualização dos dados sobre a covid. Ela também explicou que, embora a administração deseje imunizar toda a comunidade, as doses vêm destinadas a grupos específicos. “Atualmente estamos vacinando pessoas com comorbidades e trabalhadores da educação. A administração faz um plano seguindo a orientação do Governo Estadual, com tudo registrado”, esclareceu.

Cobertura vacinal - Respondendo a dúvidas de vereadores, a enfermeira Priscila Baptistel explicou o motivo de outros centros ampliarem a cobertura vacinal a mais grupos de risco. “Alguns grandes centros, a exemplo de São Paulo, receberam a vacina da Pfizer, com durabilidade de 5 dias. Eles precisam usar a vacina durante esse tempo. Por outro lado, há a necessidade de equipamentos específicos para o armazenamento, algo que as capitais e cidades maiores têm. Então as doses foram enviadas a esses locais que ampliaram a cobertura de vacinados”, explicou.

Os dados indicam ótima cobertura entre o grupo de 60 a 64 anos no município. Quanto à segunda dose, também houve bom aceite pelos laranjeirenses, que tomam o reforço no Lago 1. Sobre a necessidade de agendamento para gestantes e puérperas com comorbidades, as enfermeiras explicaram que o município recebeu 70 frascos do Instituto Butantan, com durabilidade de 8 horas. Portanto a programação específica visa garantir a aplicação das doses sem perda. As servidoras ainda explanaram sobre a aquisição de 5 mil testes rápidos para detectar o vírus da covid. Os exames são feitos no Centro de Eventos, sendo 30 por período e por meio de senha para evitar aglomeração. O resultado sai em 15 minutos.

UTI Móvel - Por fim, a servidora Marinilce Dobbins, responsável pelo setor administrativo da saúde, apresentou os balancetes da Secretaria e explanou dados sobre a entrega de equipamentos por parte do Governo Estadual ao município, entre os quais, uma ambulância ao Siate, uma van e uma UTI Móvel. Segundo Marinilce, a UTI passa por processo de formalização, com treinamento de equipes e licitação de insumos. O custeio será via Estado, que repassará por meio do Assiscop R$ 72 mil mensais à administração municipal.

Presenças - Estiveram presentes na Audiência de Prestação de Contas os membros da Comissão da Saúde, presidente Valeide Scarpari; o secretário, Ademilson Moraes-Bico e o relator, Rodrigo Scheis; os vereadores presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado-Magrão; o 1° Secretário, Darci Massuqueto e o diretor da Casa, Júnior Gurtat. Representando a Secretaria de Saúde as servidoras Patrícia Massuqueto, Priscila Baptistel e Marinilce Dobbis e, em nome do Observatório Social, o presidente da instituição, Mauro Provin. Todos respeitaram as medidas de distanciamento.

Sessão - A sessão foi transmitida ao vivo pela página da Câmara Municipal no Facebook. Você pode conferir a audiência na íntegra AQUI.

31/05/2021