Comitiva conquista patrulha agrícola e emenda para perfuração e ligação de poços artesianos

Autonomia no abastecimento de água nas propriedades, reservas de água doce de qualidade e bom custo-benefício são algumas das vantagens dos poços artesianos para comunidades rurais. Sabendo que localidades de Laranjeiras do Sul ainda demandam da estrutura, na terça-feira, 18, os vereadores Juvinha Viola, Joel Demétrio e Ademilson Moraes-Bico, juntamente com o prefeito Berto Silva; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari e o Secretário de Obras, Leoni Meletti-Tilim, estiveram em Curitiba no gabinete do deputado estadual Alexandre Curi solicitando inclusão de emenda para perfuração e ligação de poços no interior do município.

De acordo com os vereadores, foram duas tratativas. Na primeira, a comitiva reivindicou a ligação de quatro poços já perfurados. As estruturas estão localizadas nas comunidades de Colônia União, Campo Verde, Flor do Pinho e Vera Cruz. Em relação ao pedido, haverá um levantamento junto a Sanepar para analisar o escoamento e curso da água. Na sequência, serão feitas as ligações até as casas dos moradores. A indicação foi feita por Juvinha Viola, Joel Demétrio, Ademilson Moraes-Bico e Rodrigo Scheis.

Os vereadores também requisitaram a perfuração de dois novos artesianos no Rio do Tigre e Passo Liso. As obras, incluindo perfuração e ligações, receberão contrapartida da administração municipal. “Tratam-se de dois distritos que demandam da estrutura. Este pedido é uma indicação de diversos vereadores, mas com o auxílio da administração municipal e aporte do deputado Curi, haverá a liberação dos recursos e resolução da demanda”, disse Juvinha Viola.

Patrulha Agrícola – Além dos poços, a comitiva também garantiu uma patrulha agrícola completa para Laranjeiras do Sul. Segundo os vereadores, o deputado Alexandre Curi assegurou ao município um trator traçado, um distribuidor de calcário, um subsolador e um esparramador de esterco. A emenda parlamentar no valor de R$ 310 mil reais é fruto de solicitação dos vereadores Juvinha Viola e Rodrigo Scheis.

19/05/2021