Palavra livre: plenário discute indicações e demais melhorias necessárias ao município

Na sessão ordinária 012/2021, que aconteceu nesta semana na Câmara de Laranjeiras do Sul, os vereadores utilizaram a palavra livre para debater sobre indicações de serviços e melhorias necessárias ao município. Nos cinco minutos cedidos pelo Presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão, os parlamentares discorreram sobre o atendimento à obras em estradas rurais, fizeram cobranças à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), falaram sobre a situação do descarte incorreto de lixo e realizaram homenagens.

O 1° Secretário, vereador Darci Massuqueto agradeceu e parabenizou as equipes da Secretaria de Saúde pelo ágil trabalho na aplicação dos imunizantes contra a covid-19. Conforme o vereador, Laranjeiras do Sul está entre os municípios mais organizados e céleres, além de mencionar a aplicação em domicílio à população que não pode se deslocar aos pontos de vacinação. Massuqueto também homenageou Teolindo Boldrini, falecido por conta da doença.

Rodrigo Scheis agradeceu o apoio ao projeto que prevê Utilidade Pública Municipal à Associação de Handebol Alpha. O parlamentar ainda chamou a atenção ao problema de queimadas e descarte incorreto de lixo em terrenos baldios, em especial, na Rua Almirante Tamandaré, Loteamento Babinski. Valmir Sete explicou que a prefeitura limpou e sinalizou muitos lotes, mas que parte da população ainda precisa se conscientizar. Massuqueto alertou para que os munícipes denunciem os casos junto à Ouvidoria. Magrão explicou que solicitou ao prefeito Berto Silva a compra e adequação de terreno para que haja o descarte correto de materiais, especialmente restos de obra.

O vereador Ademilson Moraes parabenizou os trabalhadores pelo dia 1° de maio, que acontece no próximo sábado e a atuação da Associação Alpha. O parlamentar ainda mencionou os laranjeirenses que perderam a vida por conta da covid-19, em especial as trabalhadoras do Hospital São José, Jonicleia Grosselli e Rosângela Aparecida. Joel Demétrio agradeceu a equipe da Secretaria de Obras e Urbanismo que fez uma limpeza solicitada por ele no Loteamento Bancários. “Muito respeito, interesse e trabalho”, disse.

Juvinha Viola chamou a atenção para a indicação 164/2021, realizada por ele. A súmula pede que o município trate junto a Sanepar sobre o consertos nas valas abertas onde a empresa tem realizado serviços de ampliação de rede de água e esgoto, em especial na Rua Marechal Cândido Rondon. Celso de Azevedo parabenizou as Secretarias de Viação e Agricultura pelo serviço de patrolamento nos galhos de estradas rurais, além da autorização para a ligação de água em diversas localidades. “Parabenizar os Secretários Odilon Cunha e Gilmar Negretti, pela rápida resolução dos problemas“, finalizou.

A sessão na íntegra você confere na página da Câmara de Laranjeiras do Sul no Facebook.

29/04/2021