Plenário garante R$ 300 mil da Câmara Municipal ao Dinheiro na Comunidade

Instituído na administração municipal 2017-2020 e aprovado na Câmara de Laranjeiras do Sul, o programa de fomento financeiro às entidades, Dinheiro na Comunidade receberá incentivo da atual legislatura do Poder Legislativo. O plenário garantiu por unanimidade, por meio do Projeto de Lei 007/2021, de autoria do Executivo Municipal, a abertura de crédito no valor de R$ 300 mil reais destinados ao programa, fruto do cancelamento de dotação orçamentária da Casa de Leis. O montante será proveniente de economia da Mesa Diretora, sob gestão do presidente Carlos A. Machado-Magrão; vice-presidente, Tarso Campigotto; 1° Secretário, Darci Massuqueto; e 2° Secretário, Ivaldonir Panatto.

O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO), vereador Ney Becker destacou a prudência dos gastos, possibilitando mais uma lei com apoio da Câmara Municipal que regulamenta a colaboração do legislativo no atendimento às demandas da população. “Junto à contabilidade do parlamento, a Mesa Diretora, com apoio de todos os vereadores, estabeleceu valores com completa responsabilidade no orçamento”, explicou Becker, indicando a continuidade na política de controle de gastos para que, ao final do exercício de 2021, mais recursos cheguem às associações.

O presidente Magrão fez referência ao impacto do incentivo, especialmente no contexto da pandemia. “Para angariar valores similares aos destinados por meio do programa, seriam anos de empenho das comunidades. Antes, haviam pavilhões deteriorados, sem possibilidade de receber uma festa. Hoje, por meio da iniciativa, as entidades vivem um novo momento. Mas é possível e é preciso fazer mais, especialmente porque devido à pandemia, não há possibilidade das associações levantarem recursos com festividades. Portanto, sabedores do nosso dever e imaginando quantas comunidades serão atendidas com a devolução de recursos, nos alegra mais uma vez fomentar a iniciativa”, completou o vereador.

Dinheiro na Comunidade - O Dinheiro na Comunidade beneficia as entidades sem fins lucrativos do município por meio de aplicação de recursos financeiros direto nas associações que atendam aos seus critérios. Ao receber o montante solicitado pelos próprios moradores, estes mesmos, auxiliados por agentes do programa, realizam a compra dos materiais solicitados com detalhada prestação de contas.

Em 2019 e 2020 diversas associações da cidade e do interior receberam incentivo, entre elas Alto São João, Barro Preto, Rio do Leão, Vera Cruz, Alto Alegre do Tigre e Passo Liso. Foram melhorias do tipo edificação em pavilhões comunitários, construções de barracões e compras de equipamentos agrícolas e de cozinha, por exemplo.

Confira mais informações sobre o projeto no áudio do presidente Carlos Alberto Machado - Magrão:

03/03/2021