Vereadores aprovam em 1° turno Título de Cidadania Honorária a Sirlene Svartz

A Câmara de Laranjeiras do Sul aprovou em 1ª discussão na segunda-feira, 10, durante a 21ª sessão ordinária de 2020, um Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadã Honorária a Sirlene Svartz, prefeita do município entre 2013 e 2016. Seguindo o trâmite legal, por ser a mais alta honraria conferida pelo Legislativo, o projeto passará mais uma votação. A proposição é do vereador Presidente da Casa, Carlos Alberto Machado-Magrão. O projeto objetiva reconhecer os relevantes serviços prestados pela gestora à comunidade e pela atuação na vida pública e particular.

Biografia

Filha de Thazico (in memorian) e Maria do Belém, Sirlene Svartz nasceu em 28 de dezembro de 1955, em Guarapuava/PR. Na trajetória, foi professora da rede pública na cidade natal trabalhando na área da saúde. Mais tarde mudou-se para a cidade de Rio Grande/RS, onde trabalhou na Regional da mesma área. Em Porto Alegre atuou na Superintendência do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Com a experiência, há cerca de 25 anos veio morar em Laranjeiras do Sul, por intermédio do marido, o médico Tadeu Svartz. A primeira função no município foi na Secretaria de Saúde, onde coordenou o Programa para Diabéticos. Mais tarde trabalhou no Conselho Tutelar na condição de conselheira de saúde e, por último, na Previdência Social (INSS).

Na política a trajetória profissional iniciou em 1996, sendo a vereadora mais votada daquele ano com 824 votos. Durante o mandato, uma das maiores bandeiras foi a instalação da agência do INSS em Laranjeiras do Sul. O Parque Aquático e a criação da Praça Nossa Senhora Aparecida também foram outras bandeiras que defendeu enquanto vereadora. Afastou-se do campo político na missão de cuidar da família.

Em 2013 retornou enquanto candidata a prefeita. Na oportunidade foi eleita com 8.956 votos, quando se tornou a primeira mulher chefe do Poder Executivo Municipal no regime democrático. Para tanto, especializou-se em Gestão de Agronegócios. No exercício do mandato recebeu diversas premiações, entre as quais, o prêmio nacional Sebrae Prefeito Empreendedor 2015/2016 na categoria Desburocratização e Formalização de Empresas.

11/08/2020