Vereadores garantem incentivo financeiro à Laramix Rações

Mesmo na pandemia, mas tomando todos os cuidados necessários, os vereadores têm se reunido em sessões ordinárias visando garantir o andamento dos trabalhos legislativos em Laranjeiras do Sul. Na noite de segunda-feira, 27, o plenário discutiu em segundo turno um projeto de lei de autoria do Poder Executivo Municipal concedendo incentivo econômico à Laramix Rações. O empreendimento deve gerar 40 empregos diretos no município até a última etapa de instalação.

Conforme o projeto aprovado por unanimidade, o incentivo fica limitado a R$ 104 mil reais, sendo realizado na forma de contratação de empresa de engenharia para realocação de rede de energia existente nas instalações do empreendimento, além de colocação de entrada de serviço com posto de transformação 300 KVA. Seguindo sugestão da Comissão de Finanças, caso a geração de empregos não aconteça, os proprietários ficam obrigados a realizar o ressarcimento, acrescido de juros e correção, dos valores aplicados.

Incentivo na pandemia - De acordo com o vereador João Aires, a matéria deu entrada no Legislativo no início de 2020, antes do coronavírus no Brasil. “Vale esclarecer que nossa instituição não está apoiando a empresa em detrimento às demais. É sabido que no atual momento todo o comércio precisa de incentivo. Ocorre que estamos apreciamos a proposição conforme prevê a lei, pois deu entrada há vários meses na Casa. A aprovação é necessária para que, no tempo certo, os investimentos aconteçam e garantam a geração de emprego”.

Instalações - Conforme a empresa, a primeira etapa compreende a instalação de equipamentos usados na produção de ingredientes para ração, enquanto na segunda entram os moinhos, misturadores e máquinas de ensaque. Na terceira fase serão colocados os equipamentos de extrusão e peletização de ração farelada. Na quarta e última fase, garantindo 40 empregos diretos, serão construídos silos de armazenagem e máquinas para limpeza, secagem e conservação de cereais. O empreendimento será próximo ao Assentamento 8 de Junho, na BR 158, perto ao Comércio de Couro Caprini. Os proprietários são Arnaldo Chruscinski e Leocir Furlan.

28/04/2020