Plenário discute o Protocolo de Intenções que regulamenta o Consórcio da 5ª Região de Saúde

Na segunda-feira, 02, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizou a 4ª sessão ordinária de 2020. O destaque do Grande Expediente ficou por conta da votação em 1° turno de um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que ratifica as alterações no Protocolo de Intenções que regulamenta o Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde. Além dos 15 municípios integrantes do projeto, a última versão do documento disponha do Governo do Paraná, que se retirou do protocolo.

De acordo com o vereador João Aires, a alteração se dá uma vez que a lei garante a participação da administração estadual no Consórcio. “Entre a formulação do projeto foram três Governos, ou seja, três pensamentos acerca do Consórcio. A nova proposta prevê a saída do Estado visto que o Governo entende que já está na lei, sendo esta proposição de cunho técnico, mas não diminui a responsabilidade da administração”, destacou o vereador.

Sobre o Consórcio - O Consórcio da 5ª Região de Saúde tem por objetivo a cooperação técnica entre os municípios visando oferecer serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, de urgência e emergência pré-hospitalar; ambulatórios especializados, serviços de saúde mental, entre outros, numa ideia de redução de unidades administrativas para contenção de custos e soma investimentos na oferta de mais exames e especialidades. Conforme o Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, na nova forma haverá aumento de 30% nos exames e de serviços oferecidos.

Municípios Integrantes - Além de Laranjeiras do Sul, compõem o Protocolo de Intenções os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candoi, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Porto Barreiro, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

03/03/2020