AGAMA presta contas dos repasses feitos pelo Poder Executivo Municipal

Inscrita para fazer o uso da palavra pelo presidente da Câmara de Laranjeiras do Sul, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão, a presidente da AGAMA (Associação Gente Que Ama os Animais), Raysa Manoeli Poltronieri esteve em plenário na última sessão ordinária deste ano prestando contas sobre as verbas repassadas pela gestão municipal à entidade. Na oportunidade houve o anuncio do encerramento das atividades da instituição que atende anualmente cerca de 180 animais de rua.

Conforme Raysa, em 2017 a prefeitura repassou R$ 10 mil reais a AGAMA, sendo gastos R$ 1.399 reais com ração, R$ 600 reais com medicamentos para cães e gatos e R$ 8 mil reais com serviços de despesas médicas veterinárias para castrações, internamentos, raios-X, consultas, cesáreas e cirurgias em geral. No ano de 2018 foram mais R$ 10 mil reais, sendo R$ 9.970 reais com serviços e despesas veterinárias. Em 2019 foram R$ 15 mil reais. Do valor, R$ mil reais foram gastos com medicamentos, R$ 2 mil com aquisição de ração e R$ 12 mil com despesas médicas veterinárias.

Nota Paraná - Ainda de acordo com a presidente da AGAMA, desde 2016 a associação recebe investimentos do Programa Nota Paraná, sendo R$ 30 mil reais divididos em 48 parcelas, resultando numa média de R$ 770 reais por mês do Governo do Estado. Raysa salientou, ainda, que todos os valores recebidos pelas esferas estadual e municipal encontram-se legais e dentro da conformidade, tendo sido prestado conta junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Fim das atividades - Conforme a presidente a pausa nas atividades são relativas ao cansaço físico e psicológico dos oito voluntários da associação, numa rotina que encontra abandono aos animais, maus tratos e atropelamentos. Outro fator diz respeito aos gastos entre R$ 5 mil a R$ 6 mil reais por mês, valores muito acima do montante arrecadado mensalmente pela entidade.

“Se toda a população ajudasse, não seria preciso uma associação. Torcemos que cada uma faça sua parte, como faremos individualmente a partir de então, mas não conseguimos seguir com a AGAMA”, finalizou a presidente, ressaltando que a instituição mantém as contas em dia e CNPJ ativo, ficando à disposição daqueles que tiverem interesse em assumir os trabalhos.

19/12/2019