Câmara votará Título de Cidadania Honorária a Sirlene Svartz

A Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul votará nos próximos dias um Projeto de Decreto Legislativo que prevê conceder o Título de Cidadã Honorária a Sirlene Pereira Svartz, prefeita do município entre os anos de 2013 e 2016. A proposição é de autoria do vereador Presidente da Casa, Carlos Alberto Machado-Magrão. A honraria tem por objetivo reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade e pela sua atuação na vida pública e particular.

Biografia

Filha de Thazico (In memorian) e Maria do Belém, Sirlene Svartz nasceu em 28 de dezembro de 1955, em Guarapuava/PR. Em sua trajetória, foi professora da rede pública do município em sua terra natal, trabalhando na área da saúde como funcionária publica federal. Mais tarde mudou-se para a cidade de Rio Grande/RS, onde trabalhou na Regional da mesma área. Em Porto Alegre trabalhou na Superintendência do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Com a experiência, há cerca de 25 anos veio morar em Laranjeiras do Sul, por intermédio do marido, o médico Tadeu Svartz. Aqui consolidou suas raízes. Sua primeira função no município foi atuar na Secretaria de Saúde, no antigo Postão, onde também coordenou o Programa para Diabéticos. Mais tarde trabalhou no Conselho Tutelar na condição de conselheira de saúde e, por última, na Previdência Social (INSS).

Na política sua trajetória profissional iniciou em 1996, sendo a vereadora mais votada daquele ano com 824 votos. Durante o seu mandato, uma das maiores bandeiras foi a instalação da agência do INSS em Laranjeiras do Sul. O Parque Aquático e a criação da Praça Nossa Senhora Aparecida também foram outras bandeiras que defendeu enquanto vereadora. Afastou-se do campo político na missão de cuidar da família.

Em 2013 retornou enquanto candidata a prefeita. Na oportunidade foi eleita com 8.956 votos, quando se tornou a primeira mulher chefe do Poder Executivo Municipal no regime democrático. Para tanto, especializou-se em Gestão de Agronegócios. No exercício do mandato recebeu diversas premiações, entre as quais, o prêmio nacional Sebrae Prefeito Empreendedor 2015/2016 na categoria Desburocratização e Formalização de Empresas.

TÍTULOS – Recentemente a Câmara atribuiu o Título de Cidadão Honorário ao doutor Isac Kei Yamasaki. Também tramita em 2ª discussão uma homenagem ao Dr. João Wentz, Juiz do Trabalho do Município. Seguindo o trâmite legal, por se tratar da mais alta honraria conferida pelo Legislativo, o projeto que prevê homenagear Sirlene passará por duas votações. As honrarias serão entregues em cerimônia a ser marcada.

12/12/2019