A Secretária de Educação do município, Mari Dalmolim Postingher, reuniu na tarde de ontem(30) todas as diretoras das escolas e centro de educação infantil de Laranjeiras do Sul. Na reunião, realizada na Biblioteca Cidadã, foi repassado informações sobre a  coleta, transporte e destinação final de óleos utilizados na fritura de alimentos no município. De acordo com a Secretária, uma empresa de Guarapuava se propôs fazer a coleta correta nas escolas de Laranjeiras do Sul. Já a escola seria reembolsada com um valor a ser definido por litro de óleo. No decorrer desta semana a empresa responsável pela coleta do óleo vai passar pelas escolas para assinatura do contrato. Mari Dalmolin Postinguer, adianta que a escola vai fazer a arrecadação, onde cada aluno vai levar o óleo vegetal usado em uma garrafa pet, e o deposita em um local denominado de Eco Ponto. No período de 30 a 45 dias a GRT Óleo Vegetal recolherá o referido óleo.

Em Laranjeiras do Sul já existe a Lei nº 043/2011, que da amparo legal para a coleta e destinação final de óleos utilizados na fritura.O Projeto foi apresentado pela vereadora Ivone Portela e pelo vereador Junior Gurtat, em 2011. O mesmo foi aprovado e sancionado pelo prefeito da época. No entanto até o momento o mesmo não vinha sendo executado.

01/10/2013