Plenário aprova lei que institui Semana de Conscientização da Educação Financeira

Foi aprovado em dois turnos na última segunda-feira, 18, na Câmara de Laranjeiras do Sul, um projeto de lei que institui em Laranjeiras do Sul a Semana de Conscientização da Educação Financeira e Fiscal. A matéria é de autoria do vereador Alex Schroeder e tem por objetivo debater a importância e a influência de bons hábitos financeiros na vida de cada cidadão.

Conforme o propositor o principal alvo do projeto são os estudantes no sentido de prepará-los para tomada de decisões financeiras ao longo da vida. “A educação financeira e fiscal não se trata de uma ferramenta de cálculos, mas de uma leitura da realidade, de planejamento, de prevenção e realização individual e coletiva. Por isso faz todo sentido ser trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar”, explicou.

Crise - Alex ainda citou a importância da conscientização da comunidade na crise econômica do país, que leva parte da população a se endividar. “Muitos cidadãos não conseguem administrar seus recursos, acarretando em diversos problemas. Exemplo são os empréstimos com altos juros”, explanou o vereador, que falou também sobre educação fiscal. “O Nota Paraná é um exemplo. No passado havia a mentalidade que, ao aceitar o CPF na nota, o indivíduo seria fiscalizado. Pelo contrário, muitos cidadãos conseguem abater até mesmo o IPVA com esta política, mas infelizmente nem todos sabem disso”, esclareceu.

O texto - Conforme a proposta aprovada por unanimidade, a Semana de Conscientização da Educação Financeira e Fiscal de Laranjeiras do Sul será realizada anualmente no mês de maio. Entre as principais atividades promovidas pela administração municipal, com apoio de entidades representativas devem estar: seminários, feiras temáticas, palestras em escolas, workshops, atividades culturais e manifestações públicas. O texto segue para sanção do Poder Executivo.

Vereador Alex Schroeder, autor do Projeto de Lei

19/11/2019