A Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara de Laranjeiras do Sul, presidida pelo vereador Valmir Trindade-Sete, realizou no Palácio do Território Federal do Iguaçu uma Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria de Saúde referente ao 2° quadrimestre de 2019. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo decreto federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da pasta da saúde deverão, a cada quatro meses, prestar contas de atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.
O secretário da pasta, Valdemir Scarpari, elucidou dúvidas dos vereadores e apresentou o relatório de produtividade da Saúde no município, destacando a realização de 79 cirurgias eletivas SUS nos hospitais da cidade, entrega de 180 próteses dentárias e distribuição de 97 óculos a pacientes de baixa renda. O secretário também comemorou os números da aplicação semestral de recursos na área, sendo 18,84% do orçamento.
Outros dados exibidos relativos às ações de maio a agosto foram a realização de 21.948 consultas médicas na atenção primária; promoção de 379 encontros de atividade física em grupo, a exemplo do Programa Coração Feliz; encaminhamento de 6.638 pacientes para tratamento fora de domicílio; realização de 19.398 exames pelo laboratório municipal para 3.718 pacientes; 29.676 visitas de agentes de saúde e endemias a residências; 8.926 procedimentos odontológicos e dispensação de 2 milhões de unidades de medicamentos.
PRESENÇAS
Além do vereador Valmir Sete e do vice-prefeito e secretário da pasta, Valdemir Scarpari, participaram da Audiência Pública o vereador Secretário da Comissão de Saúde, Ivaldonir Panatto e o relator, Ney Becker; os vereadores Júnior Gurtat, João Aires, Alex Schroeder, Anderson de Oliveira e Clarice Bortoluzzi Viola; bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Observatório Social de Laranjeiras do Sul.
03/10/2019