Parlamento Jovem é empossado na Câmara Municipal

Na última segunda-feira, 23, com o objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizou a posse dos vereadores mirins eleitos no Parlamento Jovem. O projeto é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com o Observatório Social e o Legislativo Municipal. Em 2019 foram eleitos 13 estudantes representantes das escolas Laranjeiras do Sul, Floriano Peixoto, Gildo Aluísio Schuck e SELS. A cerimônia foi conduzida pela estudante Ana Júlia Ribeiro de Souza, do Colégio Gildo, com orientação do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão.

O presidente iniciou seu discurso parabenizando os parceiros do projeto, que envolveu órgãos públicos, professores, estudantes e a sociedade. “O país precisa do ânimo de vocês. A crise política leva as pessoas a se afastarem do exercício da vida pública, mas temos que nos fortalecer para que pessoas bem intencionadas nos representem. A Câmara de Laranjeiras do Sul está, portanto, estendendo as mãos para que a juventude seja protagonista deste processo. Parabéns aos eleitos e um bom mandato a cada um dos nobres parlamentares. Contem conosco para que o precisarem”, disse o vereador.

Mandato Parlamentar - A partir da posse os jovens exercerão mandato por 30 dias na Câmara Municipal. Conforme prevê o regimento interno os vereadores mirins irão desempenhar as mesmas funções do parlamento, com realização de sessões ordinárias, apresentação e votação de projetos de leis, indicações de serviços, entre outros atos oficiais, a iniciar pela escolha da mesa diretora, que ocorre na sexta-feira, 27, a partir das 15h. A jornada parlamentar terá orientação do Coordenador do Programa e Consultor Legislativo da Câmara de Laranjeiras do Sul, Gilmar Zocche, que também ministrará cursos aos estudantes.

Os vereadores - Foram empossados pela Escola Estadual Laranjeiras os alunos Isabela Provin da Silva, João Pedro Bonini dos Santos e João Vitor Cattelan; pelo Colégio Floriano Peixoto os estudantes Marlyn Aparecida Demetrio, Tuizi Winshi de Morais e Raul Saul Thier de Carli; pelo Colégio SELS, Bruna Gabriela Byczkovski e Marcos Becker da Silva e pelo Colégio Gildo os jovens Ana Júlia Ribeiro de Souza, Aranay Santos Ribeiro, Herich dos Santos Freitas, Kaoan Victor Barreto e Wesley Rhael Alves Félix.

Presenças - Participaram da solenidade de Posse do Parlamento Jovem 2019 o vice-prefeito e Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari; a Secretaria Municipal de Educação, Maria Luiza Simões; o Chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Lídio dos Santos; o Chefe da Justiça Eleitoral, Francisco Paulo Sobieray; o ex-vereador Acir Vanderlei, o Presidente do Observatório Social, Mauro Provin; diretores das escolas, pais de alunos e comunidade em geral.

24/09/2019