Projeto Parlamento Jovem realiza diplomação de estudantes eleitos em Laranjeiras do Sul

No último dia 20 de setembro, no Fórum da Comarca de Laranjeiras do Sul, os alunos dos colégios estaduais do município receberam a diplomação do Projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e parte das ações do TRE-PR que visam atender às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relacionadas à promoção da cidadania. Em 2019 foram eleitos 13 estudantes representantes das escolas Laranjeiras do Sul, Floriano Peixoto, Gildo Aluísio Schuck e SELS.

O projeto Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar de 30 dias na Câmara de Vereadores com diplomação e exercício de mandato. Nesse sentido foram desenvolvidas diversas atividades com os estudantes, como debate, utilização de título de eleitores, escolha de candidatos, plataforma de campanha, temas relacionados às campanhas e utilização da urna eletrônica. Em Laranjeiras do Sul a ação aconteceu nos anos de 2011 e 2015.

Participação - A cerimônia de diplomação de 2019 do Parlamento Jovem de Laranjeiras do Sul foi presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Alberto Moreira Cortes Neto e contou com a presença do chefe do Poder Executivo, prefeito Berto Silva; do Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann, diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral; Dra. Dalva Marin Medeiros, Promotora Eleitoral; Dr. Bruno Oliveira Dias, Juiz da Vara Civel; Dr. Bruno Rinaldin, Promotor de Justiça; presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Machado-Magrão; vice-presidente, Valdivino de Oliveira; 1° Secretário, Júnior Gurtat; 2° Secretário, João Aires; vereadores Valmir Trindade-Sete, Marcio dos Alexandre, Alex Schroeder, Ivaldonir Panatto-Bronca e Clarice Viola, além do presidente do Observatório Social, Mauro Sérgio Provin da Silva.

Eleitos – Foram eleitos pela Escola Estadual Laranjeiras os alunos Izabela Provin da Silva, João Pedro Bonini dos Santos e João Vitor Cattelan; pelo Colégio Floriano Peixoto os estudantes Marlyn Aparecida Demetrio, Tuizi Winshi de Morais e Raul Saul Thier de Carli; pelo Colégio SELS, Bruna Gabriela Byczkovski e Marcos Becker da Silva e pelo Colégio Gildo os jovens Ana Júlia Ribeiro de Souza, Aranay Santos Ribeiro, Herich dos Santos Freitas, Kaoan Victor Barreto e Wesley Rhael Alves Félix.

Posse Após a diplomação, a próxima etapa do Parlamento Jovem de Laranjeiras do Sul contará com a posse dos 13 vereadores mirins. O evento ocorre durante sessão solene na Câmara de Laranjeiras do Sul nesta segunda-feira, 23, a partir das 19h. Quinta-feira, 26, ocorre a eleição da mesa diretora, composição das comissões permanentes e curso de formação política, ministrado pelo Coordenador do Programa e Consultor Legislativo da Câmara, Gilmar Zocche.

23/09/2019