Vereador Sete participa de curso de boas práticas em manipulação de alimentos

Visando manter o alto padrão na qualidade dos produtos vendidos semiprontos ou prontos comercializados em Laranjeiras do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica realizou na última quarta-feira, 18, a primeira noite do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. No total, 135 pessoas profissionais receberão a certificação do curso ministrado pela bióloga Camila Malherbi Bortoluzzi e o diretor de Vigilância em Saúde, Luiz Aquiles Andrade. O vereador Valmir Trindade-Sete representou a Câmara Municipal no evento.

Conforme a bióloga Camila, as boas práticas de manipulação, técnicas e procedimentos adequados para o preparo de alimentos são importantes, pois podem garantir qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos. “É indiscutível que os programas de capacitação para manipuladores de alimentos são os meios mais recomendáveis e eficazes para transmitir conhecimentos e promover mudanças de atitudes. Por meio da informação e conscientização dos manipuladores é que se conseguirá produzir e oferecer ao consumidor alimentos seguros”, afirma a profissional da Vigilância em Saúde.

Embora muitas pessoas não saibam, os alimentos podem ser causadores de doenças, dependendo da quantidade e dos tipos de microorganismos neles presentes. O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos mostra quais são as regras que, quando praticadas, ajudam a evitar ou reduzir os perigos ou a contaminação de alimentos. Entre os objetivos do curso estão: capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem seus conhecimentos em legislações, microbiologia e parasitologia, contaminantes alimentares, higiene, cuidados com matéria-prima (da aquisição até o armazenamento), controle de pragas, descarte do lixo e controle de qualidade da água.

De acordo com o vereador Sete, que também é Agente de Endemias, o curso, que é gratuito, foi criado para suprimir uma demanda da comunidade. “O grande público do evento são ambulantes e microempreendedores. Portanto, por ser uma qualificação de custo relativamente alto, a proposta da Vigilância em saúde é atender a população que mais necessita, auxiliando na sua formação e capacitação sem cobrar qualquer valor, possibilitando maior qualificação, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social, que manipulam alimentos para vender e que muitas vezes ainda trabalham na informalidade”, explicou o vereador.

19/09/2019